VENEZUELA, 05 de agosto de 2024 – Edmundo González, candidato da oposição na Venezuela, autoproclamou-se presidente nesta segunda (5).
A declaração ocorre após a disputa eleitoral contra Nicolás Maduro, na qual, segundo o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Maduro obteve 51% dos votos, enquanto González ficou com 44%.
No entanto, atas obtidas pela oposição indicam 67% dos votos para González e 30% para Maduro. A agência de notícias AFP e o Centro Carter ratificaram os resultados favoráveis ao ex-diplomata.
González afirmou que a vitória da oposição é incontestável, destacando que o resultado reflete a vontade popular. Segundo ele, a oposição venceu em todos os estados e na maioria dos municípios da Venezuela.
Ele também mencionou que testemunhas, membros do Plano República e cidadãos são provas da realidade dos resultados.
O candidato criticou a reação de Maduro, que, segundo ele, lançou uma ofensiva contra líderes democráticos e a população. González apelou às Forças Armadas e à polícia para que não reprimam os cidadãos e respeitem o resultado eleitoral, denunciando ações de grupos armados alinhados ao governo.