NA MIRA DO MP

Gestão Braide é investigada por contratos com advogados

Compartilhe
advogados braide
MPMA investiga a contratação direta de advogados particulares pela Secretaria Municipal de Administração (SEMAD) de São Luís, sob gestão do prefeito Braide.

MARANHÃO, 30 de junho de 2025 – O Ministério Público do Maranhão investiga a contratação direta de advogados particulares pela Secretaria Municipal de Administração (SEMAD) de São Luís, sob gestão do prefeito Eduardo Braide.

A Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público recebeu denúncia contra o secretário Octávio Soares e o Instituto de Previdência (IPAM), representado por Manuella Fernandes, por suposto ato de improbidade administrativa.

Segundo a denúncia, protocolada em 28 de junho de 2025, a SEMAD utilizou advogados privados em processos judiciais sem justificativa legal, substituindo irregularmente a Procuradoria Geral do Município (PGM). Os casos citados incluem ações judiciais específicas (0834096-78.2025.8.10.0001 e 0837507-32.2025.8.10.0001).

A Constituição Federal e a legislação municipal determinam que apenas procuradores públicos podem representar o município, exceto em situações excepcionais devidamente fundamentadas.

O MP afirma que a ausência de licitação ou justificativa técnica pode caracterizar desvio de finalidade e violação dos princípios da administração pública. A Promotoria requisitou a abertura de inquérito civil, a suspensão imediata das contratações irregulares e a cobrança de explicações da PGM.

Caso confirmadas as irregularidades, os responsáveis poderão responder por ações civis e de improbidade administrativa.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
2 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Francion Ferreira

O Estado faz a mesma coisa. Detran tem contrato com escritório de advocacia, quando a PGE é, constitucionalmente, quem possui competência para representar as autarquias estaduais.
Os dois entes políticos estão errados e, por conseguinte, os contratos devem ser rescindidos e os gestores responsabilizados.

Marco Aurélio Silva Machado

Fico me questionando, será que a Justiça é realmente cega, ou apenas faz vista grossa? Ou, pior ainda, será que já perderam de vez o pudor e estão normalizando tudo diante dos nossos olhos?

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

2
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x