FACA NO PESCOÇO

Fabiana Vilar pede cassação do mandato de Hemetério Weba

Compartilhe
Fabiana Hemetério
Deputada Fabiana Vilar (PL) protocola requerimento para declarar perda de mandato de Hemetério Weba (PP) por suspensão de direitos políticos.

MARANHÃO, 23 de abril de 2025 – A deputada estadual Fabiana Vilar Rodrigues (PL/MA) protocolou nesta quarta (23) requerimento pedindo a perda de mandato do colega Hemetério Weba Filho (PP/MA). O documento cita decisão judicial transitada em julgado que suspendeu os direitos políticos do parlamentar por três anos devido a condenação por improbidade administrativa.

O requerimento destaca que Weba foi condenado na Ação Civil Pública nº 0000114-82.2007.8.10.0116, com pena de suspensão dos direitos políticos, multa civil de R$ 120 mil e proibição de contratar com o poder público. A decisão, relacionada a atos quando era prefeito de Nova Olinda em 2006, foi mantida pelo Superior Tribunal de Justiça.

Fabiana Vilar fundamenta o pedido no artigo 38, inciso IV da Constituição do Maranhão, que prevê perda de mandato para deputados que tiverem direitos políticos suspensos. O documento solicita que a Mesa Diretora da Assembleia instaure procedimento para análise do caso, garantindo ampla defesa ao parlamentar.

A presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale (PSB), no entanto, afirmou que a Casa ainda não recebeu notificação oficial sobre a situação do deputado. Weba entrou com licença médica nesta quarta (23) enquanto busca reverter a decisão judicial.

O deputado já teve recursos negados na Justiça Eleitoral e no Tribunal de Justiça do Maranhão. O desembargador Cleones Cunha manteve a decisão original, apontando falta de fundamentos para suspender a penalidade.

A suspensão dos direitos políticos já consta no sistema do Tribunal Superior Eleitoral.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
2 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
antonio

esse ja morreu e estao tentando ressuscitar igual cristo na pascoa. absurdo o que iracema esta fazendo. fazendo qualquer tipo de manobra para manter um cidadao sem direitos politicos como deputado. por isso que o fantastico ja foi visitar as prefeituras que o grupo dela comanda.

mario

esperando uma notificacao oficial de uma coisa que ja esta no mundo todo. podia zelar pela assmbleia e tirar esse condenado em respeito a sociedade

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

2
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x