MARAJÁ DO SENA

Ex-prefeito é condenado por desvio de verbas de escolas

Compartilhe
Ex-prefeito Marajá
Além da pena de reclusão, Manoel Edivan, ex-prefeito de Marajá do Sena, terá que devolver o valor corrigido e fica proibido de exercer função pública.

MARAJÁ DO SENA, 31 de março de 2025 –  O ex-prefeito de Marajá do Sena (MA), Manoel Edivan Oliveira da Costa, foi condenado a cinco anos e seis meses de prisão pelo desvio de R$ 96.737,62 em recursos federais que deveriam ter sido usados para construir duas escolas no município.

Além da pena de reclusão, ele terá que devolver o valor corrigido e ficará proibido de exercer funções públicas por cinco anos. A decisão ainda cabe recurso.

Os recursos foram repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em 2014, por meio de um convênio firmado com o município. No entanto, uma investigação apontou que o dinheiro não foi aplicado conforme o previsto.

Um parecer técnico do FNDE mostrou que apenas 25,06% da construção de uma das escolas foi realizada, enquanto a outra teve apenas 0,13% da obra concluída.

A Justiça Federal constatou que as obras não foram entregues no prazo estipulado (30 de setembro de 2016) e que a prestação de contas, que deveria ter sido feita até agosto de 2018, nunca foi apresentada.

Embora Manoel Edivan tenha deixado o cargo em dezembro de 2016, seu sucessor afirmou não ter conseguido prestar contas devido à falta de documentos e informações sobre as obras.

Diante dessa situação, foram adotadas medidas legais contra o ex-prefeito, incluindo uma ação civil pública por improbidade administrativa.

Apesar de ser absolvido da acusação de não prestação de contas, a Justiça o considerou culpado pelo desvio de recursos públicos. A sentença destacou que o desvio ocorreu de forma descarada, demonstrando a crença na impunidade e o descaso com a investigação e a ação penal.

A sentença pontuou que Marajá do Sena tem um dos piores índices de desenvolvimento educacional do Maranhão, e o desvio privou as famílias locais da oportunidade de contar com duas escolas básicas.

Compartilhe

Leia mais

JEITINHO

Barroso levou namorada em avião da FAB a Roma

JEITINHO

Barroso levou namorada em avião da FAB a Roma

SKY Imposto

IMPOSTO ADICIONAL

Justiça confirma cobrança de ICMS adicional sobre a SKY
SKY Imposto

IMPOSTO ADICIONAL

Justiça confirma cobrança de ICMS adicional sobre a SKY

PF Empresa

EMPRESA INVESTIGADA

Governo Lula fecha contrato milionário com firma alvo da PF
PF Empresa

EMPRESA INVESTIGADA

Governo Lula fecha contrato milionário com firma alvo da PF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.