
BRASIL, 09 de maio de 2025 – O desmatamento na Amazônia Legal teve alta de 55% em abril de 2025 na comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo dados divulgados nesta quinta (8) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os números são do Deter, sistema de monitoramento em tempo real utilizado para orientar fiscalizações.
De acordo com o levantamento, foram desmatados 270 km² no último mês. Apesar do aumento, o volume ainda está abaixo do recorde registrado em abril de 2022, quando o desmatamento atingiu 1.026 km².
No acumulado de janeiro a abril de 2025, a área devastada na Amazônia totalizou 672 km² — uma redução de apenas 1% em relação aos 681 km² registrados no mesmo período do ano passado.
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou que o governo acompanha os números com “todos os sinais de alerta ativados”. Segundo ela, os dados motivarão ajustes no Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento.
“Como foi encontrada essa alta em abril, estamos com todos os sinais de alerta buscando fazer ajustes nas ações levadas no plano”, declarou Marina durante entrevista no Palácio do Planalto.
Além da Amazônia, os dados do Inpe indicaram que o desmatamento no Cerrado também avançou. Em abril, foram registrados 690 km² de área devastada, alta de 26% em relação ao mesmo mês de 2024.
Já no acumulado entre janeiro e abril, o Cerrado teve queda de 3% no desmatamento: foram 1.970 km² em 2025, contra 2.036 km² no mesmo período do ano anterior.