À BEIRA DO ABISMO

Deputado aponta risco de curso de Medicina da UEMA acabar

Compartilhe
Deputado abismo
Deputado Catulé Junior alerta para risco de fechamento do curso de Medicina da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) em Caxias após nota 1 no MEC.

CAXIAS, 15 de abril de 2025 –  O deputado estadual Catulé Júnior cobrou ações emergenciais após o curso de Medicina da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) em Caxias receber conceito 1 – o mais baixo – em avaliação do Ministério da Educação.

Durante discurso na Assembleia Legislativa nesta terça (15), o parlamentar destacou que a possível interrupção do curso, pioneiro na região, traria prejuízos irreparáveis para o desenvolvimento educacional e econômico do município e de toda a região leste do estado.

O resultado preliminar, divulgado na última semana, acendeu o alerta para o risco de descredenciamento da graduação, o que impactaria não apenas a formação de profissionais, mas também a economia local, historicamente impulsionada pelo setor educacional.

“Um prejuízo absurdo para Caxias e região. E, quando eu digo prejuízo, não é só o prejuízo educacional, ele vai muito além disso. Me refiro ao prejuízo social e econômico que isso poderia acarretar. Nós fomos procurados por alguns estudantes, que nos relataram a preocupação de toda a classe estudantil daquela Universidade, com esse relatório e com a divulgação do conceito preliminar de curso com nota 1 ao curso de Medicina de Caxias”, afirmou Catulé.

Criado nos anos 2000, o curso foi pioneiro e transformou Caxias em polo universitário, atraindo faculdades particulares e estudantes de toda a região. A nota 1 coloca a graduação entre as piores avaliadas do país e pode levar à interrupção das atividades, caso não haja melhorias.

Na oportunidade, o deputado Catulé Júnior (sem partido) anunciou que já protocolou requerimento para audiência pública na Comissão de Educação da Casa, com o objetivo de discutir medidas emergenciais com reitoria, alunos e governo.

O parlamentar acrescentou que, em reunião com o deputado, o reitor da universidade admitiu a preocupação, mas apresentou um plano de ações para reverter a avaliação.

Detalhes, no entanto, não foram divulgados.

Compartilhe

Leia mais

Deputado 8 de janeiro

NOTA PÚBLICA

Aluísio Mendes emite nota e reafirma apoio à anistia
Deputado 8 de janeiro

NOTA PÚBLICA

Aluísio Mendes emite nota e reafirma apoio à anistia

Maranhão infraestrutura

INFRAESTRUTURA

Mais de 20% vivem sem pavimentação no Maranhão, diz IBGE
Maranhão infraestrutura

INFRAESTRUTURA

Mais de 20% vivem sem pavimentação no Maranhão, diz IBGE

Anistia maranhense

VAI E VOLTA

Maranhense recua e depois volta a apoiar urgência da anistia
Anistia maranhense

VAI E VOLTA

Maranhense recua e depois volta a apoiar urgência da anistia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.