
MARANHÃO, 15 de janeiro de 2025 – O governador Carlos Brandão (PSB) reverteu a exoneração de Pedro Carvalho Chagas do cargo de secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema). A decisão, publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça (14), ocorre após Chagas ser cotado para assumir a presidência da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap).
Pedro Chagas, que também ocupava o cargo de tesoureiro do PSDB no Maranhão até dezembro, era apontado como substituto de Gilberto Lins Neto na Emap. Lins Neto foi exonerado após o ministro Alexandre de Moraes determinar sua saída por nepotismo.
Contudo, Chagas esbarrou na Lei das Estatais, que impede a nomeação de pessoas com atividades político-partidárias nos últimos três anos.
Embora a pasta da Sema esteja sendo negociada com o Partido Liberal (PL) do deputado Josimar de Maranhãozinho, Chagas permanecerá como titular da secretaria devido ao impedimento legal para assumir a Emap.
A Lei das Estatais estabelece critérios rígidos para nomeações em empresas públicas, com o objetivo de evitar interferências político-partidárias. Nesse contexto, o histórico recente de Pedro Chagas inviabilizou sua indicação à presidência da Emap, levando o governo Brandão a recuar da decisão inicial.