BRASIL, 08 de julho de 2024 – O brasileiro Murilo Lopes Santos, de 26 anos, morreu na guerra da Ucrânia após quase dois anos como voluntário no combate. Natural de Castro, Paraná, ele foi o segundo paranaense a falecer no conflito.
A mãe, Rosângela Pavin Santos, contou ao site g1 que Murilo se alistou voluntariamente para lutar contra a Rússia, chegando à Europa em 3 de novembro de 2022.
Rosângela afirmou que seu filho considerava injusta a invasão russa ao território ucraniano. “Aquilo ficou na cabeça dele”, disse ela. “Era o ideal que ele tinha.” Embora fosse contra a decisão do filho de ir para a guerra, ela não conseguiu impedi-lo.
No Brasil, Murilo serviu no Exército por um ano e meio e sonhava com a carreira militar, mas acabou sendo desligado. “Desde que ele saiu, nunca se desligou completamente”, explicou Rosângela. “Ele fazia cursos on-line e falava várias línguas. Organizou tudo sozinho.”
CAMINHO ATÉ A GUERRA
Murilo desembarcou em Cracóvia, na Polônia, e seguiu de ônibus até a fronteira com a Ucrânia. Passou cerca de um mês na cidade ucraniana de Ternopil.
Sua mãe disse que ele não queria voltar ao Brasil e que ele não era muito comunicativo. “Quando foi, mais no início, ele ligava até chamada de vídeo”, relatou. “Mas ultimamente era só mensagem sem áudio.”
NOTÍCIA DA MORTE
O companheiro de combate de Murilo foi quem avisou a família sobre sua morte. Agora, a família tenta trazer o corpo de volta para o Brasil.
Segundo Rosângela, nem a Ucrânia nem as embaixadas fizeram contato com os parentes. “O que está sendo difícil é essa espera”, relatou. “Estou me sentindo muito impotente, a gente está bem perdido.”
Os conflitos na Ucrânia começaram em 24 de fevereiro de 2022 com invasões russas pelo ar, terra e mar. Não há previsão para o fim do conflito.