STF

Audiência de conciliação sobre orçamento secreto ocorre hoje (1º)

Compartilhe
Dino STF
Ministro Flávio Dino lidera reunião com representantes do governo e entidades para discutir cumprimento da decisão que proibiu o orçamento.

BRASÍLIA, 1º de agosto de 2024 – Nesta quinta (1º), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino conduz uma audiência de conciliação sobre o cumprimento da decisão que derrubou o orçamento secreto em dezembro de 2022.

A audiência ocorrerá na sala de sessões da Primeira Turma do STF e contará com a presença de diversas autoridades, incluindo o procurador-geral da República, Paulo Gonet, o presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, e o advogado-geral da União, Jorge Messias.

Também participarão chefes das Advocacias da Câmara e do Senado, além do advogado do PSOL, partido que moveu a ação contra o orçamento secreto.

O encontro foi marcado após a constatação de que o governo Lula e o Congresso não comprovaram o cumprimento integral da decisão do STF.

Entidades como a Associação Contas Abertas, Transparência Brasil e Transparência Internacional – Brasil identificaram a persistência de práticas similares ao orçamento secreto na distribuição de emendas parlamentares.

Essas organizações demonstraram preocupação com a possibilidade de uso indevido de recursos públicos em ano eleitoral, o que poderia favorecer determinadas candidaturas.

Em maio, o jornal Estadão revelou que ministérios como o do Desenvolvimento Social, Cidades e Esportes repassaram verbas para obras e compras de equipamentos em áreas negociadas com parlamentares, a menos de seis meses das eleições.

O Palácio do Planalto negou qualquer irregularidade. O ministro Flávio Dino, ao convocar a audiência, destacou que a simples mudança de nomenclatura das emendas não legitima práticas consideradas inconstitucionais pelo STF.

Entidades como a Associação Contas Abertas e Transparência Brasil foram autorizadas a participar da audiência como observadoras, sem direito a se manifestar durante a reunião.

Elas poderão apresentar informações técnicas para o processo.

Compartilhe

Leia mais

Quadrilha vitorino

VITORINO FREIRE

Quadrilha explode caixas eletrônicos e faz reféns no MA
Quadrilha vitorino

VITORINO FREIRE

Quadrilha explode caixas eletrônicos e faz reféns no MA

Moraes decisão

DECISÃO

Moraes defende 14 anos de prisão por manchar estátua do STF
Moraes decisão

DECISÃO

Moraes defende 14 anos de prisão por manchar estátua do STF

Podemos Partido

Partido

MP pede condenação do Podemos por fraude na cota de gênero
Podemos Partido

Partido

MP pede condenação do Podemos por fraude na cota de gênero

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.