
BRASIL, 26 de junho de 2026 — O Brasil registrou déficit de US$ 3,2 bilhões nas contas externas em maio. O Banco Central divulgou os dados nesta sexta (26). Em maio do ano passado, o rombo foi um pouco maior: US$ 3,3 bilhões.
Esse resultado significa que o país enviou mais dinheiro para o exterior do que recebeu. De janeiro a maio, o déficit acumulado chega a US$ 25,1 bilhões. Em 12 meses, o saldo negativo soma US$ 64,1 bilhões. Esse valor é ligeiramente menor que o do mesmo período de 2025.
A balança comercial ajudou a conter o rombo. Ela teve superávit de US$ 7 bilhões em maio. As exportações subiram 6,4% e somaram US$ 32 bilhões. Já as importações cresceram 5,9% e chegaram a US$ 25,1 bilhões.
Por outro lado, os investimentos estrangeiros diretos tiveram alta expressiva. Eles somaram US$ 8 bilhões em maio. Em maio de 2025, esse valor foi de apenas US$ 3,9 bilhões. Nos últimos 12 meses, o total de investimentos chegou a US$ 83,3 bilhões.
As reservas internacionais do Brasil também aumentaram. Elas subiram US$ 4,2 bilhões entre abril e maio. Portanto, o estoque atual é de US$ 371,1 bilhões. Esse dinheiro serve como proteção contra crises lá fora.







