FUGA EM ALTA

Contas externas têm rombo de US$ 3,2 bilhões em maio

Andre Reis
Compartilhe
contas externas
Contas externas tem resultado um pouco menor que o de maio de 2025. Balança comercial teve superávit. Investidores estrangeiros trouxeram mais dinheiro ao país.

BRASIL, 26 de junho de 2026  O Brasil registrou déficit de US$ 3,2 bilhões nas contas externas em maio. O Banco Central divulgou os dados nesta sexta (26). Em maio do ano passado, o rombo foi um pouco maior: US$ 3,3 bilhões.

Esse resultado significa que o país enviou mais dinheiro para o exterior do que recebeu. De janeiro a maio, o déficit acumulado chega a US$ 25,1 bilhões. Em 12 meses, o saldo negativo soma US$ 64,1 bilhões. Esse valor é ligeiramente menor que o do mesmo período de 2025.

A balança comercial ajudou a conter o rombo. Ela teve superávit de US$ 7 bilhões em maio. As exportações subiram 6,4% e somaram US$ 32 bilhões. Já as importações cresceram 5,9% e chegaram a US$ 25,1 bilhões.

Por outro lado, os investimentos estrangeiros diretos tiveram alta expressiva. Eles somaram US$ 8 bilhões em maio. Em maio de 2025, esse valor foi de apenas US$ 3,9 bilhões. Nos últimos 12 meses, o total de investimentos chegou a US$ 83,3 bilhões.

As reservas internacionais do Brasil também aumentaram. Elas subiram US$ 4,2 bilhões entre abril e maio. Portanto, o estoque atual é de US$ 371,1 bilhões. Esse dinheiro serve como proteção contra crises lá fora.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x