ATRITO SUPREMO

Lula atrasa oficialização ao Senado de Messias para o STF

Compartilhe
Messias Lula
Lula atrasa oficialização de Messias. Indicação do advogado-geral da União ao STF aguarda há dois meses envio formal ao Senado, o que trava sabatina e votação.

BRASÍLIA, 21 de janeiro de 2026 – A formalização da indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para uma vaga no Supremo Tribunal Federal permanece parada há dois meses.

O presidente Lula ainda não enviou a mensagem oficial ao Senado, documento necessário para iniciar a sabatina e a votação do nome. Essa demora ocorre em meio a um desgaste na relação do Planalto com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

A ausência do ofício presidencial, portanto, impede completamente o avanço do processo na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Messias retornou aos trabalhos em Brasília após férias, mas a indicação não tem prazo público para seguir adiante.

Com o recesso parlamentar em curso, a tendência é que qualquer definição só ocorra em fevereiro, caso o governo regularize a situação.

O principal motivo para a lentidão é um mal-estar político entre Lula e o senador Davi Alcolumbre. O presidente do Senado defendia publicamente a indicação do ex-presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, para a mesma vaga no STF.

Em dezembro, Lula se referiu à disputa pela vaga como uma “confusão”. O impasse chegou a afetar o calendário do Senado no fim do ano passado.

Na ocasião, uma possível sabatina na última semana útil de 2023 foi cancelada justamente pela falta do documento oficial do Planalto.

Lula e Alcolumbre ficaram semanas sem diálogo direto, situação que só foi revertida com um encontro no Palácio da Alvorada. Contudo, mesmo após essa reaproximação, aliados do senador não consideram o assunto resolvido.

No governo, a estratégia atual mistura prudência e uma tentativa de “esfriar” a disputa em torno da vaga no Supremo Tribunal Federal. A expectativa do Planalto é que o atraso na formalização dê mais tempo para que Messias amplie seu apoio entre os senadores.

O objetivo final é assegurar os votos necessários para a aprovação do seu nome no plenário do Senado quando o processo for destravado.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x