BRASÍLIA, 13 de setembro de 2024 – O senador Jorge Kajuru (PSB-GO), vice-líder do governo Lula no Senado, manifestou apoio ao pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Kajuru está entre os 36 senadores que se posicionam publicamente a favor do processo, segundo levantamento da oposição. Em entrevista ao Metrópoles, Kajuru confirmou sua adesão ao pedido protocolado pela oposição, ainda pendente de deliberação pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.
“Fui o primeiro a solicitar [o impeachment], em 2021. Agora, os demais senadores decidiram seguir minha posição”, declarou o senador.
Além de Kajuru, senadores de legendas com ministérios no governo, como União Brasil, PP, MDB, PSD e Republicanos, também apoiam o pedido. Cabe ao Senado a análise de processos desse tipo.
O pedido de impeachment de Moraes, descrito pela oposição como “o maior da história”, foi protocolado no dia 9 de setembro. O documento conta com mais de 140 assinaturas de deputados e recebeu apoio eletrônico de mais de 1 milhão de pessoas.
A abertura do processo depende de decisão de Rodrigo Pacheco, presidente do Senado.