Escândalo do INSS atinge pessoas ligadas a 6 partidos

Rombo INSS

BRASIL, 11 de maio de 2025 – As investigações sobre o esquema bilionário de fraudes nos descontos de mensalidade de aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) citam pessoas que integram ou têm relação com ao menos seis partidos. O impacto político abrange nomes tanto governistas como da oposição, nos governos Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL). A farra dos descontos indevidos do INSS foi revelada pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023 que embasaram a megaoperação da Polícia Federal (PF), deflagrada em abril deste ano, contra desvios que podem chegar a R$ 6,3 bilhões. O escândalo culminou nas demissões do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e do ministro da Previdência, Carlos Lupi. PDT na miraO baque mais visível até agora foi justamente no PDT, partido de Lupi. Apesar de não ter sido citado nas investigações, a permanência dele no cargo ficou insustentável após tantos alertas feitos sobre a farra dos descontos. Os avisos vieram por meio das reportagens do Metrópoles e em uma reunião do Conselho Nacional do INSS, em junho de 2023, sem nenhuma providência efetiva tomada. O número dois de Lupi, Wolney Queiroz, também do PDT, assumiu o ministério na semana passada. Ele estava na mesma reunião em que Lupi foi alertado sobre as fraudes e assinou, em 2021, uma emenda que prorrogou o prazo de revalidação dos cadastros de aposentados feitos pelas entidades da farra. A influência do partido no INSS, contudo, não se limita aos dois. O secretário do Regime Geral de Previdência Social, Adroaldo da Cunha Portal, é ex-chefe de gabinete do senador Weverton Rocha (PDT-MA). Após a queda de Lupi, a bancada do PDT na Câmara dos Deputados decidiu se afastar do Planalto formalmente na terça (6), quatro dias após a demissão de Carlos Lupi do comando do Ministério da Previdência. No entanto, os senadores divergiram da bancada e anunciaram que vão permanecer na base. A decisão foi tomada de forma unânime pelos três senadores do PDT: Ana Paula Lobato (MA), Leila Barros (DF) e Weverton Rocha (MA), que é o líder da legenda na Casa.

Vereador é detido por ato obsceno em balsa entre MA e TO

Vereador preso

ESTREITO, 11 de maio de 2025 – O vereador Rafael Pereira dos Reis, conhecido como “Rafael Pai da Picanha”, foi preso neste fim de semana após urinar na frente de passageiros durante uma travessia de balsa entre Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO). Testemunhas relataram que o parlamentar, visivelmente embriagado, furou a fila da embarcação e cometeu o ato obsceno na presença de mulheres e crianças, provocando indignação.

Viatura da Polícia Civil é incendiada em ação do Bonde dos 40

Polícia Terror

ITAPECURU-MIRIM, 11 de maio de 2025 – Uma viatura da Polícia Civil foi incendiada por volta das 3h30 da madrugada de sábado (10), em frente à 2ª Delegacia Regional de Itapecuru-Mirim, no Maranhão. Moradores relataram uma explosão no local, antes de encontrarem o veículo tomado pelas chamas. O Corpo de Bombeiros foi acionado por um funcionário do Hospital Regional Adélia Matos Fonseca e conseguiu conter o fogo. A viatura estava estacionada na Rua Dr. Salomão Fiquene, no Centro da cidade, e foi completamente destruída pelo incêndio. Segundo fontes policiais, há suspeitas de que o ataque tenha sido cometido por integrantes da facção criminosa Bonde dos 40, que atua na região. A Polícia Civil trabalha com a possibilidade de retaliação, mas ainda não descarta outras hipóteses.

STF anula regras de seleção para conselheiros de TCEs

STF TCE

BRASÍLIA, 11 de maio de 2025 – Em decisões tomadas em sessão virtual encerrada em 24 de abril, o Supremo Tribunal Federal (STF) invalidou regras estaduais para a escolha de conselheiros dos Tribunais de Contas da Bahia (TCE-BA) e de Pernambuco (TCE-PE). As ações questionavam critérios considerados inconstitucionais, como prioridade a vagas de livre nomeação pelo governador e votação secreta em caso de empate. Na ADI 5587, o STF declarou inconstitucionais dispositivos da Constituição baiana e da Lei Orgânica do TCE-BA que privilegiavam a livre escolha do governador em detrimento das vagas técnicas.

Compra de respiradores fantasmas é alvo de crítica de Girão

Girão senador

BRASÍLIA, 11 de maio de 2025 – O senador Eduardo Girão (Novo-CE) cobrou, nesta quinta (8), a responsabilização dos envolvidos no desvio de recursos na compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste durante a pandemia. O contrato foi feito sem licitação com uma empresa que produzia itens à base de maconha, e os equipamentos não foram entregues. A denúncia foi relembrada pelo parlamentar em pronunciamento no Senado. Girão apontou que, na época, o caso teve pouca repercussão na grande imprensa e foi ignorado pela maioria dos parlamentares, que, segundo ele, usaram a CPI da Pandemia como ferramenta política. Ele criticou o Tribunal de Contas da União (TCU) por ter isentado o Consórcio de responsabilidade e reforçou que denunciou o caso repetidamente durante os trabalhos da comissão.

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.