Secretária de Braide quer adiar audiência sobre educação na Câmara
SÃO LUÍS, 22 de abril de 2024 – A secretária Municipal de Educação de São Luís, Carolina Marques Salgado, solicitou à Câmara Municipal o adiamento de uma audiência para tratar sobre problemas da rede de ensino da capital. A reunião estava marcada para esta terça (23), mas a auxiliar do prefeito Eduardo Braide (PSD) encaminhou ofício aos vereadores para que a agenda seja postergada para o dia 9 de maio. Autor do convite a Salgado, o vereador Raimundo Penha (PDT) criticou um pedido de adiamento tão longo, no que foi acompanhado pelos vereadores Ivaldo Rodrigues (PDT, Astro de Ogum (PCdoB), Jhonatan Soares (PT) e Marcial Lima (PSB). Penha agora avalia a possibilidade de convocar a secretária. Nesse caso, ela seria obrigada a comparecer.
Sampaio mandará partida contra o Fluminense no Espírito Santo
SÃO LUÍS, 22 de abril de 2024 – O Sampaio Corrêa deverá confirmar nas próximas horas a venda do mando de campo para a primeira partida da terceira fase da Copa do Brasil 2024 contra o Fluminense (RJ). O tricolor maranhense jogará o confronto na cidade de Cariacica no Espírito Santo, no Estádio Kléber José de Andrade. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), de acordo com o repórter Afonso Diniz, da Mirante AM, já havia dado o aval para a troca. Os ingressos para a partida serão vendidos a partir desta terça (23). O duelo deverá ser confirmado pela CBF no dia 1º deste mês às 16h. Inicialmente, o Sampaio recebeu proposta para levar o jogo para o Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
Câmara de SLZ aprova lei que obriga contratação de transexuais
SÃO LUÍS, 22 de abril de 2024 – A Câmara Municipal de São Luís aprovou um projeto de lei que estabelece a reserva de vagas para pessoas autodeclaradas travestis e transexuais em empresas com mais de 100 funcionários. Proposto pelo Coletivo Nós (PT), o projeto prevê que as empresas que atuam na capital maranhense, beneficiadas por incentivos fiscais, participantes de licitações ou com contrato ou convênio com o poder público municipal, devem contratar transexuais e travestis em pelo menos 10% do total de empregados. O PL nº. 167/22 também determina que a mesma reserva de vagas se aplique ao número de estágios e programas de trainee, caso existam na estrutura organizacional da empresa.
STF confirma decisão de Flávio Dino e mantém multa a Bolsonaro
BRASÍLIA, 22 de abril de 2024 – Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter uma multa de R$70 mil ao ex-presidente Jair Bolsonaro por propaganda eleitoral irregular durante a campanha de 2022. O caso foi relatado pelo ministro Flávio Dino, ex-chefe da pasta da Justiça e Segurança Pública do governo Lula, que inicialmente rejeitou o pedido de forma monocrática. No entanto, após a defesa apresentar um recurso interno, o processo foi submetido ao colegiado. Os ministros Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes e Luiz Fux acompanharam o voto do relator, sem ressalvas. Cristiano Zanin, ex-advogado da Coligação Brasil Esperança do PT, declarou-se impedido e não participou do julgamento. A defesa de Bolsonaro pede que Zanin tenha a mesma postura em outros casos que envolvem o ex-presidentehttps://linharesjr.com.br/partido-de-bolsonaro-sinaliza-apoio-a-dino-no-stf/.
Elon Musk pergunta quanto custaria comprar a TV Globo
BRASIL, 22 de abril de 2024 – Durante o sábado (20), o perfil de humor Joaquin Teixeira provocou o dono da rede social X, Elon Musk, sugerindo que ele comprasse a TV Globo para “salvar nosso país”. O humorista mencionou a emissora como um dos problemas do Brasil e propôs que Musk adquirisse a empresa de comunicação. Surpreendentemente, Musk respondeu à provocação perguntando sobre o valor da emissora sediada no Rio de Janeiro. How much would it cost? — Elon Musk (@elonmusk) April 21, 2024 Essa interação despertou o interesse dos seguidores, que especularam sobre o custo da aquisição. Alguns mencionaram que, em 2021, a empresa estava avaliada em cerca de R$ 15 bilhões.
Juristas detalham atuação ilegal de autoridades brasileiras
BRASIL, 22 de abril de 2024 – Os e-mails expostos nos Twitter Files – Brazil sugerem graves violações de direitos fundamentais pelas autoridades brasileiras, incluindo censura prévia, abuso de autoridade e violação indiscriminada de privacidade, segundo juristas ouvidos pelo Epoch Times Brasil. Publicados no dia 3 de abril, os Twitter Files – Brazil são uma investigação que expõe e-mails internos do antigo Twitter, agora X. Datados entre 2020 e 2022, os e-mails contém comentários de empregados da plataforma sobre ordens de autoridades brasileiras incluindo o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), exigindo a remoção arbitrária de conteúdo e a censura de perfis, e impondo monitoramento em massa à margem da legislação brasileira. Houve pedidos pela divulgação indiscriminada de informações privadas dos usuários com base no uso de determinadas hashtags na plataforma. A reportagem foi elaborada pelo jornalista americano Michael Shellenberger, junto dos brasileiros Eli Vieira e David Ágape. O bilionário Elon Musk, dono da plataforma, cedeu acesso aos arquivos a alguns jornalistas após adquirir a empresa em outubro de 2022 com reportagens desde então trazendo a público preocupações a respeito de censura. A publicação do dia 3 foi a primeira tratando do Brasil. Musk declarou que as ações do ministro do STF não estão em conformidade com a Constituição Federal brasileira — com mais observadores internacionais se pronunciando a respeito do caso após o empresário compartilhar a investigação em sua conta no X e questionar o ministro Alexandre de Moraes. O Time Global de Assuntos Governamentais do X disse na quarta-feira (10) em sua conta oficial na plataforma, que “As pessoas devem saber por que sua conta está bloqueada ou por que estão sendo investigadas, e devem ter direito ao devido processo para se defenderem em um tribunal público. Acreditamos que esse direito é garantido pela Lei do Marco Civil e pela Constituição Federal do Brasil. O sigilo em torno desse processo está prejudicando a confiança nas instituições públicas”.
Genésio cogita substituir Thaiza Hortegal por primo de senadora
PINHEIRO, 22 de abril de 2024 – O prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio, maior cidade da Baixada Maranhense, admitiu publicamente a alguns aliados a possibilidade de modificar seu projeto político para as eleições de outubro. Genésio havia lançado como pré-candidata do seu grupo a ex-deputada estadual e sua ex-esposa, Thaiza Hortegal. No entanto, a médica enfrenta uma rejeição que ultrapassa os 40%, resultado do descontentamento gerado pelo governo do ex-marido ao longo dos anos. Durante o último fim de semana, Genésio, sugeriu substituir a pré-candidatura de Thaiza pela de um médico aliado, que teria uma rejeição mínima. Este médico é Frederico Araújo Lobato, ex-secretário municipal de Saúde de Pinheiro, pasta hoje liderada por Kaio Hortegal , irmão da ex-parlamentar Thaiza Hortegal.
Gestão de Lula tem avaliação negativa em seis de oito áreas
BRASIL, 22 de abril de 2024 – O recente levantamento do Ipec, divulgado neste domingo (21), mostra a insatisfação generalizada com a gestão do governo de Lula (PT), com base na avaliação de 2 mil brasileiros em 129 cidades, entre os dias 4 e 8 de abril. A pesquisa revelou uma avaliação negativa em seis de oito áreas analisadas, com os piores desempenhos destacados no combate à inflação, saúde e segurança pública. Entre as áreas avaliadas, apenas a educação obteve uma avaliação positiva, superando a negativa. O meio ambiente, por sua vez, apresentou uma avaliação positiva empatada com a negativa. Até mesmo o combate à fome e à pobreza, historicamente exaltado como uma área prioritária pelos governos petistas anteriores, recebeu uma avaliação negativa pela maioria dos entrevistados pelo Ipec.