SÃO LUÍS, 06 de agosto de 2024 – O deputado estadual Wellington do Curso solicitou, na sessão plenária de terça (6), uma investigação pela Polícia Federal sobre um veículo encontrado em São Luís contendo mais de R$ 1 milhão em espécie.
O parlamentar e pré-candidato a prefeito de São Luís pelo partido Novo suspeita que o dinheiro possa estar relacionado a desvios de recursos públicos ou lavagem de dinheiro.
Na oportunidade, Wellington destacou que o montante encontrado não parece ser fruto de assalto a banco ou caixa forte, sugerindo a possibilidade de crimes federais.
Ele solicitou que a Polícia Federal investigue o caso para determinar a origem dos fundos e os motivos para o dinheiro estar no veículo. Além disso, o deputado mencionou a possibilidade de envolvimento em crimes federais, como desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro.
“Estamos protocolando para que a Polícia Federal possa dar início também às investigações, porque o dinheiro, pelo que se sabe, ou que se parece, não é de assalto a banco, de assalto a caixa forte. Pelo que se parece é desvio de recursos públicos. E não se sabe se é municipal, se é estadual ou federal. E também há a possibilidade de lavagem de dinheiro, então crimes federais que podem ter sido cometidos. Estamos solicitando de forma oficial para que a Polícia Federal possa investigar esse veículo encontrado, esses recursos encontrados, com a possibilidade, vou repetir, a possibilidade de desvio de recursos públicos e também a possibilidade de lavagem de dinheiro.”
O deputado afirmou que, caso não sejam identificados crimes federais, a investigação deve ser repassada à Polícia Civil. Ele enfatizou a importância de esclarecer a origem do dinheiro e identificar o proprietário do veículo, ressaltando o compromisso com a transparência e o combate à corrupção.
A iniciativa de Wellington está alinhada com uma lei estadual de sua autoria voltada ao combate à corrupção.
“Se porventura não forem identificados esses crimes federais, que repassem as investigações, as informações colhidas para a Polícia Civil, para que possa dar prosseguimento a uma lei estadual, que é de nossa autoria, de combate à corrupção. Esse dinheiro precisa ser desvendado a origem, precisa desvendar quem é o proprietário e os motivos que levaram aquele veículo a ficar parado naquele local. Estamos solicitando, de forma oficial, à Polícia Federal que possa investigar a possibilidade de desvio de recurso público e a possibilidade de lavagem de dinheiro, com mais de um milhão de reais. Precisa ser esclarecido e explicado para a população de São Luís.”