Luis Fernando Pereira, conhecido pela alcunha de Fernando do PT, presidente da Câmara de Vereadores de Governador Nunes Freire, protagonizou o maior atentado contra a democracia que se tem notícia no Maranhão nas últimas décadas. Em apenas duas horas ele apresentou denúncia, julgou, afastou do cargo o prefeito Josimar da Serraria e assumiu a prefeitura.
A sessão escandalosa que determinou o afastamento de Josimar da Serraria aconteceu no último dia 26 de outubro, durou 2 horas e pode ser acessada no FACEBOOK.
Como se pode ver no vídeo, não foi dado ao prefeito o direito de defesa. O processo entrou na pauta da Câmara no mesmo dia 26 e a leitura das denúncias durou 10 minutos. Nenhum documento ou prova concreta foi apresentada.
O vereador Vanderley Pereira da Silva denunciou o golpe comandando por Fernando do PT. Segundo ele, a manobra não abriu processo administrativo e nem observadou as normas constitucionais de amplo direito à defesa.
O golpe contra Josimar da Serraria ficou evidente após fala do vereador petista Francisco Soares do Nascimento, conhecido como Castelo. Em sua fala o vereador afirmou que seu projeto de reeleição fora abandonado por Josimar e que, por isso, ele estava mudando de lado. “Não sou mais 40, agora eu sou 22”, disse o vereador.
Josimar entrou com pedido de liminar em que solicita a anulação da sessão. O juiz Flávio Fernandes Gurgel Pinheiro, titular da Vara Única da Comarca de Governador Nunes Freire, exigiu o congelamento das contas da cidade para impedir saques indevidos aos cofres públicos e ordenou ao presidente da Câmara de Vereadores, Fernando do PT, que apresentasse os documentos e o processo que resultou no afastamento sumário de Josimar da Serraria em 24h.
O descumprimento da ordem judicial irá gerar multa diária de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) a Luis Fernando em caso de descumprimento da decisão.