
SÃO LUÍS, 20 de outubro de 2025 – Um novo golpe do cartão de crédito tem afetado moradores de São Luís. O delegado Jalves Carvalho, da Polícia Civil do Maranhão, informou nesta semana que diversos usuários relataram tentativas de compras no valor fixo de R$ 199 em cartões de diferentes instituições financeiras.
As operações, segundo ele, aparecem como transações suspeitas e foram negadas pela maioria dos bancos.
O delegado destacou que as tentativas ocorrem em nomes como “Raildo Paulo da Silva”, “Vaunice” e “pg*ton Jessica Kuhn”. Apesar da recusa nas autorizações, o número de ocorrências tem crescido. Ainda não há confirmação sobre a origem do possível vazamento de dados.
O alerta foi feito por meio das redes sociais do delegado, que também reforçou a importância da atenção dos consumidores.
Na oportunidade, Jalves Carvalho orientou que, ao receber notificações de tentativas de compra negadas, o usuário bloqueie temporariamente o cartão nas carteiras digitais e no pagamento por aproximação. Além disso, é importante monitorar o aplicativo bancário por, no mínimo, 48 horas após a ocorrência.
Se a compra for aprovada ou debitada, o delegado recomenda entrar em contato imediato com o banco ou a operadora do cartão e guardar todos os comprovantes das transações e comunicações. Dessa forma, é possível comprovar o golpe e agilizar a resolução do problema junto à instituição financeira.
Mesmo que o cartão não tenha sido afetado, a orientação é bloqueá-lo temporariamente no aplicativo do banco. O desbloqueio deve ocorrer apenas em caso de real necessidade. A medida preventiva ajuda a evitar prejuízos financeiros decorrentes de tentativas de fraude.
A investigação sobre a origem das tentativas de compras segue em andamento.







