
SÃO LUÍS, 18 de julho de 2025 – O presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, declarou nesta sexta (18), em São Luís, o apoio oficial da federação União Progressista à pré-candidatura de Orleans Brandão (MDB) ao governo do Maranhão. O anúncio ocorreu durante um evento político realizado em um hotel da capital.
Na ocasião, Rueda também informou que o ministro André Fufuca e o deputado federal Pedro Lucas Fernandes serão os nomes indicados pela federação para disputar as duas vagas ao Senado nas próximas eleições.
O presidente da sigla destacou que a aliança será firme e que a União Progressista atuará de forma coesa. Ele enfatizou que, com o apoio da federação, Orleans ganhará força na corrida eleitoral.
“A partir de hoje, você, Orleans, vai deslanchar. Pode qualquer partido fraquejar, mas essa federação não vai fraquejar”, declarou Rueda. Ele acrescentou que “teremos dois senadores, o André Fufuca e o Pedro Lucas”.
CONVITE A IRACEMA E A ALIADOS DO PSB
Ainda durante seu discurso, Rueda convidou a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), a se filiar ao União Brasil. O convite também foi estendido a outros integrantes da base governista do PSB.
O PSB, atualmente liderado pelo governador Carlos Brandão no Maranhão, deve passar ao comando da senadora Ana Paula Lobato. Diante desse cenário, Rueda afirmou que os aliados de Orleans terão espaço na nova federação.
“Minha presidente Iracema, se você precisar de um partido, você está desde já convidada. Todos que estão no projeto do Orleans serão acolhidos na federação União Brasil”, disse Rueda.
Ele ainda projetou a formação da maior bancada legislativa estadual e federal sob a nova configuração partidária. O evento marcou um reposicionamento político no campo governista maranhense.