MARANHÃO, 22 de novembro de 2024 – O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) decidiu, na quinta (21), extinguir por unanimidade o processo contra o deputado estadual Othelino Neto (Solidariedade), acusado de infidelidade partidária após deixar o PCdoB no início de 2023.
Othelino, que alegou incompatibilidade com a base do governo Carlos Brandão (PSB) na Assembleia Legislativa, filiou-se ao Solidariedade após receber carta de anuência do PCdoB. No entanto, a saída foi contestada pelos suplentes Zé Inácio (PT) e Adriano Sarney (PV), ambos integrantes da Federação Brasil da Esperança.
O parlamentar celebrou a decisão em suas redes sociais, destacando que o processo, segundo ele, teria sido articulado pelo governador Carlos Brandão. “Recebo com alegria a decisão unânime do TRE. A justiça prevaleceu, e sigo firme para honrar o mandato que me foi confiado e lutar pelo povo do Maranhão”, escreveu.
Na oportunidade, Othelino também dirigiu críticas aos suplentes que protocolaram a ação. “A dupla que perdeu nas urnas foi derrotada também na justiça”, afirmou, reforçando sua posição de continuar atuando em prol do povo maranhense.