BRASÍLIA, 27 de dezembro de 2023 – A avaliação do trabalho dos deputados federais e dos senadores piorou nos últimos 6 meses, segundo pesquisa PoderData realizada de 16 a 18 de dezembro de 2023.
Para 45% dos brasileiros, o desempenho da Câmara é “ruim” ou “péssimo” – um crescimento de 5 pontos percentuais desde junho de 2023, a última vez que a pergunta foi feita aos entrevistados.
Aqueles que dizem avaliar a performance dos deputados como “boa” ou “ótima” oscilou 3 pontos percentuais para baixo. Eram 11%. Agora, são 8%. Os que avaliam como “regular” são 40%. Outros 8% não souberam responder.
Na Casa Alta, o descontentamento da população aumentou em ritmo similar. Em junho, 38% diziam considerar o trabalho dos senadores “ruim” ou “péssimo”.
Oscilou 4 pontos percentuais para cima, no limite da margem de erro da pesquisa (2 p.p.) e alcançou 42%. Os percentuais daqueles que dizem avaliar como “bom” ou “ótimo” o desempenho dos senadores oscilou 3 pontos para baixo no mesmo período e está em 11%.
A taxa dos que avaliam ser “regular” a atividade dos senadores foi de 35% para 38% no semestre. Outros 9% disseram não saber responder.