FARRA DOS CARGOS

TJMA suspende criação de cargos sem concurso em Bela Vista

Compartilhe
TJMA farra
Decisão cautelar do TJMA invalida lei municipal que previa 840 vagas sem processo seletivo, após ação do Ministério Público estadual.

BELA VISTA DO MARANHÃO, 04 de junho de 2025 – O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) suspendeu, nesta quarta (4), parte da Lei Municipal nº 50/2025, de Bela Vista do Maranhão, que autorizava a abertura de 840 cargos públicos sem concurso.

A medida cautelar atendeu a uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) proposta pelo Ministério Público estadual. O prefeito Adilson do Guri (PP) e o presidente da Câmara Municipal foram notificados para se manifestarem.

O desembargador Lourival Serejo, relator do caso, apontou indícios de inconstitucionalidade na lei, por ferir princípios como legalidade, moralidade e impessoalidade. Além disso, o Órgão Especial do tribunal considerou que a norma permitia contratações irregulares, burlando a exigência constitucional de concurso público para cargos efetivos.

A decisão suspendeu imediatamente trechos da lei, incluindo incisos do artigo 2º e anexos que detalhavam os cargos. O TJMA determinou que os efeitos da norma ficam paralisados até o julgamento final da Adin. Dessa forma, fica proibida a nomeação de servidores sem processo seletivo prévio.

Além do prefeito e do presidente da Câmara, a Procuradoria do município também foi intimada a prestar esclarecimentos no prazo legal. A decisão foi unânime entre os desembargadores, reforçando a necessidade de cumprir as regras constitucionais para admissão no serviço público.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Roseane

E a UEMA? Cabide de emprego, tum monte de gente trabalhando lá sem concurso.

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x