APROVADOS TRAÍDOS

TJMA entra na mira do CNJ por ignorar concurso público

Compartilhe
CNJ TJMA
Associação denuncia ao CNJ que Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) mantém servidores temporários há anos, ignorando aprovados em concurso público.

MARANHÃO, 23 de junho de 2025 –  O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) está sob investigação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) após denúncia sobre a manutenção de 28 designações temporárias para o cargo de oficial de justiça, algumas vigentes desde 2021.

A Associação dos Oficiais e Oficialas de Justiça Estaduais do Maranhão (AOJE-MA) apontou que muitos dos nomeados não possuem formação em Direito, exigência para o cargo efetivo, enquanto aprovados no último concurso aguardam chamada.

As informações são do site Direito e Ordem.

DESIGNACÕES QUE SE “ETERNIZAM”

Segundo a entidade, o TJMA renova automaticamente essas nomeações temporárias, descumprindo a Resolução GP nº 80/2021, que limita a prática a situações excepcionais e de curta duração.

Inscreva-se e não perca as notícias

Documentos anexados ao processo administrativo (PCA nº 0002461-95.2025.2.00.0000) mostram casos em que servidores ocupam os cargos há quatro anos sem concurso. A AOJE-MA argumenta que, embora o tribunal alegue falta de vagas formais, os postos estão materialmente desocupados.

Além disso, a associação destacou que não há justificativa orçamentária para a não convocação dos aprovados, já que os temporários recebem verbas de transporte, alimentação e manutenção. O pedido ao CNJ inclui a imediata nomeação dos concursados e fiscalização rigorosa sobre as designações irregulares.

DECISÃO LIMINAR INDEFERIDA

A conselheira relatora do caso, Daniela Pereira Madeira, negou um pedido de liminar que buscava impedir novas nomeações temporárias até o julgamento final.

O TJMA, por meio de seu presidente, José de Ribamar Froz Sobrinho, defendeu a legalidade das contratações, alegando necessidade funcional.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x