
BRASÍLIA, 11 de abril de 2025 – O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu uma investigação sobre a contratação de agências de publicidade pelos Correios no valor de R$ 380 milhões. A decisão foi tomada nesta semana após representação do deputado estadual Leo Siqueira (Novo-SP), que apontou indícios de irregularidades no processo licitatório.
Segundo análise técnica do TCU, há “falhas graves” na licitação que envolveu as empresas Cálix Comunicação, Filadélfia S.A. Puxe Comunicação e Jotacom Comunicação e Publicidade. As inconsistências incluem a ausência de justificativas técnicas para a escolha das contratadas.
Diante das suspeitas, o tribunal emitiu um alerta formal aos Correios, indicando que pode suspender o contrato por meio de medida cautelar. A investigação está em fase inicial, mas os indícios são considerados relevantes.
“O que justifica gastar R$ 380 milhões em publicidade com uma empresa monopolista e deficitária?”, questionou Siqueira. “Os Correios fecharam janeiro com prejuízo de R$ 424 milhões. A conta simplesmente não fecha.”
A estatal acumula um rombo de R$ 3,2 bilhões apenas em 2024. A expectativa, segundo fontes internas, é de piora em 2025. Mesmo com o cenário negativo, a verba publicitária segue turbinada. Quase o valor inteiro do prejuízo registrado no primeiro mês do ano foi destinado à campanha de comunicação.
Três das quatro agências contratadas já foram citadas em escândalos de corrupção ligados ao PT, partido do presidente Lula. São elas: Cálix, Filadélfia e Puxe.