Romeu Zema não pretende concorrer à Presidência em 2026

SÃO PAULO, 25 de setembro de 2023 – O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou em um evento realizado pelo Grupo Lide em São Paulo nesta segunda (25) que não tem intenção de concorrer à Presidência da República nas eleições de 2026. “Eu estarei colaborando, sim, mas quero muito apoiar alguém, não quero ser o nome”, declarou Zema. O governador de Minas Gerais defende a escolha de um candidato em comum para a direita, alegando que a união de forças é essencial para aumentar as chances de sucesso nas eleições. Ele espera que qualquer desavença entre os possíveis candidatos seja superada até 2026 para permitir uma abordagem mais colaborativa. Embora tenha sido um apoiador expressivo de Bolsonaro, Zema mencionou diferenças de opinião com o ex-presidente. Ele destacou a ausência de parentes em cargos públicos em Minas Gerais e a ênfase na gestão baseada em família, negócios e carreiras. Quando questionado sobre Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, como possível candidato da direita em 2026, Zema afirmou que apoiará o candidato mais competitivo escolhido pelo Consórcio Sul e Sudeste (Cosud). Além disso, Zema aproveitou o evento para criticar as administrações petistas em Minas Gerais e no governo federal. Ele expressou sua oposição a políticas de fomento, como auxílios e bolsas, e enfatizou seu apoio à iniciativa privada como meio de impulsionar a geração de empregos.
Romeu Zema afirma estar em total sintonia com Tarcísio de Freitas

São Paulo, 19 de maio de 2023 – O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, afirmou estar em total sintonia com Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo. Os dois governadores se reuniram na sede do governo paulista para discutir assuntos de interesse comum, com foco no desenvolvimento econômico e na geração de empregos nos estados. Após o encontro, Tarcísio de Freitas publicou um vídeo no Twitter, declarando que os governos de São Paulo e Minas Gerais estão completamente alinhados em relação às pautas ligadas ao desenvolvimento econômico. Freitas destacou que possuem os mesmos propósitos, objetivos e ideias, e expressou confiança de que a parceria entre os dois estados resultará em benefícios para São Paulo e Minas Gerais. Ele enfatizou a importância de caminhar juntos para atrair investimentos e promover o emprego em colaboração com o setor privado. Romeu Zema esteve em São Paulo para uma série de encontros com empresários, visando atrair investimentos para Minas Gerais. Em uma entrevista concedida ao empresário Abílio Diniz na CNN Brasil, após o encontro com Tarcísio, Zema fez críticas ao presidente Lula. Ele afirmou que Lula não está conduzindo um governo de união, como havia prometido durante a campanha eleitoral, e observou um discurso de ressentimento em relação ao passado por parte do petista. Zema defendeu a necessidade de olhar para o futuro, considerando os mais de 210 milhões de brasileiros, e afirmou que não enxerga um plano consistente em relação ao futuro por parte do presidente.
PSDB irá tentar enganar eleitor e dividir oposição novamente em 2026

O presidente nacional do PSDB e governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, aparenta ter esperança de que o partido volte a enganar o eleitorado posicionando-se como oposição ao PT. Além disso, Leite ainda acredita que vai poder ludibriar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO). As intenções do governador foram deixadas claras durante participação no 38º Fórum da Liberdade, na noite desta quinta (13 de abril), Eduardo Leite confidenciou que espera que Tarcísio traia Jair Bolsonaro nas próximas eleições. Eduardo afirmou que “2026 não é um projeto pessoal, eu vou estar do lado do caminho que apontar para fora do PT e para fora do Bolsonaro”, disse. As declarações do tucano no 38º Fórum da Liberdade, na noite desta quinta-feira (13). O governador reiterou diversas vezes que acredita em uma racha na oposição para a construção da famigerada “3ª Vi”. “Da minha parte não haverá divisão, quero estar junto com Zema, quero estar junto com Tarcísio”, disse em referência aos governadores de Minas Gerais e São Paulo, respectivamente. Assessório da esquerda nacional por décadas, o PSDB pavimentou o caminho para o aparelhamento do estado pela militância comunista. Para manter-se eleitoralmente viável, passou um longo período enganando o eleitorado que se recusava a votar no PT e apresentando-se como alternativa. A manobra é conhecida como “teatro das tesouras”, quando duas forças aparentam entrar em choque, quando na verdade fazem parte do mesmo mecanismo. Após as eleições de 2014, o partido foi desmascarado e entrou em um processo de decadência inédita na política nacional. O último candidato do partido disputou a eleição em 2018. Mesmo com a maior coligação e com mais recursos, Alckmin terminou em 4º com menos de 5% e encerrou o que, para muitos, foi a morte do PSDB. Nas eleições de 2022 o partido fez questão de apoiar Lula, que teve Alckmin como seu vice, contra Jair Bolsonaro. A opção por Lula, que era mostrado como principal adversário dos tucanos, contra Bolsonaro, garantiu a destruição das últimas dúvidas sobre o jogo de cena entre PT e PSDB. Passadas as eleições e com a vitória de Lula, as declarações de Leite deixam claro que os tucanos tentar mostrar-se como oposição para o eleitorado mais uma vez. E, pior que isso, planejam confundir Romeu Zema e Tarcísio de Freitas com a ideia mixuruca de “3ª via”. Quem ainda consegue ser enganado pelo PSDB?
Romeu Zema dará palestra gratuita em São Luís neste sábado

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, estará em São Luís neste sábado (18 de março) para falar com apoiadores, simpatizantes e filiados do partido Novo. O encontro irá acontecer às 15h, no Auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa. Zema estará acompanhado do presidente do diretório nacional do Novo, Eduardo Ribeiro, e do presidente da legenda no Maranhão, Leonardo Arruda. Além do encontro com os membros do Novo no Maranhão, Zema e Ribeiro vão ter encontros com empresários e políticos maranhenses. A visita acontece em um momento de completa mudança do Novo, que passa a utilizar recursos provenientes dos rendimentos do Fundo Partidário para complementar a receita das doações de filiados. Essa decisão foi aprovada por 85% dos membros presentes na Convenção Nacional. O Novo também decidiu profissionalizar a gestão partidária. Na avaliação dos dirigentes, é preciso ter pessoas com dedicação exclusiva para buscar, apoiar e ouvir lideranças, candidatos, voluntários, filiados, doadores, e trabalhar diariamente para multiplicar eleitos capazes de mudar a vida de cada vez mais pessoas. Diante dessas mudanças, o Novo deve tomar uma postura mais agressiva e atuante no estado. A presença de Romeu Zema e Eduardo Ribeiro deve fomentar as candidaturas a prefeito em São Luís e Imperatriz, assim como de vereadores. Os interessados em participar deverão fazer inscrição no site https://www.sympla.com.br/evento/encontro-estadual-de-filiados-e-simpatizantes-do-partido-novo-maranhao/1896016 e retirar as suas dúvidas através do telefone (98) 98740-1170
Zema desiste de almoçar com Lula para inaugurar biblioteca

Apesar de participar de reunião com Lula (PT) na manhã desta sexta (27 de janeiro), o governador de Minas Gerais Romeu Zema (NOVO) desistiu de participar do almoço entre o presidente e demais governadores de estado e do Distrito Federal, nesta sexta (27 de janeiro). Zema foi um dos primeiros a deixar o Palácio do Planalto após reunião entre presidente e governadores no Palácio do Planalto. Ele saiu do local sem falar com a imprensa para cumprir uma agenda em Belo Horizonte. A justificativa dada pela assessoria do governador foi que ele iria participar da reinauguração da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, localizada no Circuito Praça da Liberdade. Embora o evento não constasse na agenda oficial de Zema até às 13h30, mais cedo o governo já havia enviado release falando da presença do governador na solenidade. Dias atrás Zema afirmou, em entrevista à rádio “Gaúcha”, que a gestão de Lula teria feito “vista grossa” no dia 8 de janeiro para permitir a invasão e depredação de prédios públicos na capital federal para depois posar de vítima. A fala gerou forte reação de ministros do governo e parlamentares da base aliada do petista.
Coluna Upload 18/01/23

O PROFESSOR ALOPRADO – Parece que a vontade de aparecer do ministro da Justiça e Cidadania, Flávio Dino (PSB), começa a fazê-lo tentar apagar incêndios usando gasolina. Após ser chamado de obeso por um desconhecido comentarista Luiz Antônio Beck, em uma pequena rádio AM no Rio Grande do Sul, o ministro usou suas redes sociais para exigir retratação. Conseguiu tornar uma trivialidade em chacota nacional contra si mesmo. PORTA DOS FUNDOS – Apesar de maravilhosos para a esposa, Ana Paula Lobato (PSB), os últimos meses não foram muito bons para o deputado Othelino Neto (PCdoB). Após ver naufragar e posteriormente abandonar a campanha do ex-amigo do peito Weverton Rocha (PDT) ao governo, o parlamentar foi varrido da Assembleia Legislativa pelo governador Carlos Brandão (PSB). ATRAÇÃO FATAL – O prefeito Eduardo Braide (PSD) foi ao encontro do governador Carlos Brandão no Palácio dos Leões nesta semana. O gesto do prefeito denota, pelo menos minimamente, simpatia por aquele que comanda o grupo desejoso de apeá-lo da Prefeitura de São Luís. Em poucos meses de governo, Brandão já se mostra pouco piedoso em relação a adversários (e com aliados também) quando o assunto é ocupação de espaço. Será que a diplomacia de Braide irá salvá-lo de Brandão? O LOBO DE WALL STREET – O escândalo bilionário envolvendo as Lojas Americanas teria proporções apocalípticas em qualquer lugar que acontecesse. Contudo, no Brasil a coisa está sendo noticiada como troco passado errado em supermercado de esquina. Nadando contra a corrente do silêncio sobre o maior escândalo financeiro da história do país, o deputado federal Andre Fufuca (PP) tenta levantar uma CPI para investigar o caso. No centro do escândalo, Jorge Paulo Lemann: bilionário brasileiro que acumulou riqueza na bolsa de valores. INIMIGO DO ESTADO – Enquanto Jair Bolsonaro se esconde nos EUA, Romeu Zema inicia uma aparente campanha pelo trono de líder da oposição no Brasil. Nem bem começou a criticar o governo e já recebeu a atenção, para variar, do ministro Flávio Dino. Zema não é Bolsonaro.
Romeu Zema acusa Governo Federal de fazer “vista grossa” em relação a ataques

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), acusa o Governo Federal de fazer “vista grossa” diante dos ataques em Brasília no dia 8 de janeiro. Segundo Zema, a ação foi orquestrada “para que o pior acontecesse e ele (Lula) se fizesse posteriormente de vítima”. “Me parece que houve um erro da direita radical, que, lembrando, é uma minoria, e houve um erro também, talvez até proposital, do governo federal, que fez vista grossa para que o pior acontecesse e ele se fizesse posteriormente de vítima”, disse Romeu Zema, em entrevista à Rádio Gaúcha, do Rio Grande do Sul. O governador acrescentou que esta é “uma mera suposição” e que as investigações vão explicar o que aconteceu. “O que se demonstrou ali, naquele domingo, dia 8 de janeiro, foi, assim, uma lerdeza gigantesca de quem está ali para poder defender as instituições”, falou. Zema lembrou que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) “foi previamente comunicado da manifestação e não se mobilizou, não fez nenhum plano de contingência”. “Me parece que, apesar de ser um movimento que poderia ter sido tolhido a tempo, porque a poucos quilômetros dali temos centenas, milhares de homens do Exército, da Força de Segurança Nacional, que estariam ali em pouquíssimos minutos, nada foi feito”, disse. Ele também reclamou do afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, do cargo, determinado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, foi “prematuro, desnecessário e injusto”.
Governador sanciona congelamento de IPVA 2022 em MG

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), publicou em suas redes sociais a sanção do congelamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) nos mesmos valores de 2021. “O cobertor das contas públicas de Minas é curto. Mas para amenizar os efeitos da crise no bolso dos mineiros, vou sancionar o congelamento do IPVA 2022 nos mesmos valores de 2021. Seguiremos equilibrando as contas para permitir ações imediatas sem comprometer o futuro”, postou. A Lei 24.029/ 2021 que determina pela manutenção dos valores da base de cálculo da tabela prevista para o exercício de 2021 no que diz respeito ao recolhimento do IPVA já foi publicada no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais de hoje (30), cujo congelamento evitará o aumento esperado pelos contribuintes. A medida que visa amenizar os efeitos da crise na população de Minas teve reflexo no Maranhão, cuja repercussão negativa fez com que Flávio Dino (PSB) voltasse atrás e concedesse parcelamento e ampliação dos descontos para cota única do IPVA 2022. Na oportunidade, o deputado estadual Wellington do Curso (PSDB) se manifestou, ressaltando que já oficiou o Governo do Estado para garantir o congelamento do IPVA no Maranhão. “Não queremos somente o desconto no parcelamento, pois houve um aumento de 23,51%, com relação ao ano anterior. Queremos é o CONGELAMENTO DO IPVA 2022. Ou seja, queremos pagar o mesmo valor de 2021, sem acréscimo”, afirmou o parlamentar.