Paulo Victor reafirma aliança com Brandão em São Luís

SÃO LUÍS, 27 de junho de 2023 – O presidente da Câmara Municipal, Paulo Victor, fortaleceu a aliança com o governador Carlos Brandão em São Luís, contando com a maioria dos vereadores para sustentar a base de apoio do governador na capital maranhense. Na terça (27), o vereador Paulo Victor, que também é pré-candidato a prefeito, se reuniu com o governador Carlos Brandão e apresentou os 25 vereadores que compõem sua base de apoio na Câmara Municipal. Essa reunião reforça ainda mais a aliança entre Paulo Victor e Brandão em São Luís, cuja influência política e eleitoral do governador, já evidenciada durante a campanha de 2022, é resultado direto do elo com os vereadores, que garantiram uma ampla maioria de votos para Brandão. Na noite de terça (27), estiveram presentes com Brandão os vereadores Aldir Júnior, Andrey Monteiro, Marquinhos, Thyago Freitas, Beto Castro, Antônio Garcez, Edson Gaguinho, Coletivo Nós, Astro de Ogum, Ribeiro Neto, Pavao Filho, Umbelino Júnior, Concita Pinto, Silvana Noely, Chico Carvalho, Domingos Paz, Karla Sarney, Octávio Soeiro, Chaguinhas, Nato Júnior, Raimundo Penha, Álvaro Pires, Zeca Medeiros e Fátima Araújo. O vereador Marcial Lima foi representado por seu chefe de gabinete. Com o apoio dos vereadores, Paulo Victor busca se consolidar como a principal opção de Brandão para a prefeitura em 2024.
Neto representa Alema e prestigia nova unidade do MPE

SÃO LUÍS, 27 de junho de 2023 – O deputado Neto Evangelista, representando a Assembleia Legislativa do Maranhão, participou da inauguração da nova unidade do Ministério Público Estadual (MPE) em São Luís. A cerimônia contou com a presença de várias autoridades, incluindo o governador Carlos Brandão, o prefeito Eduardo Braide e o procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau. Além de Neto Evangelista, outros deputados, como Rafael, Francisco Nagib, Fernando Braide, Cláudio Cunha e Daniella, também estiveram presentes, assim como as vereadoras Concita Pinto e Fátima Araújo. A nova unidade do MPE abrigará o Centro de Apoio Operacional do Consumidor, além das 9ª e 10ª Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor. A localização estratégica no centro da cidade tem como objetivo facilitar o acesso da população à instituição. Durante o evento, Neto Evangelista destacou o trabalho de aproximação do MPE com a população, ressaltando a importância da inauguração do prédio histórico no Centro Histórico de São Luís. “O MPE é uma instituição de grande relevância, dado o seu papel constitucional de guardião da sociedade. A maior demonstração disso é a inauguração desse prédio no nosso Centro Histórico e num ponto turístico da cidade de São Luís, que é a Fonte do Ribeirão”, afirmou. O procurador-geral de Justiça expressou gratidão pelo apoio recebido na realização da nova unidade e enfatizou a contribuição do MPE para a preservação do patrimônio histórico. O governador Carlos Brandão também mostrou sua satisfação em ver o prédio restaurado e ressaltou a importância da revitalização do Centro Histórico. O prefeito Eduardo Braide demonstrou sua felicidade ao ver o prédio restaurado e destacou a importância da parceria entre o MPE e o poder público na preservação do Centro Histórico. Ele parabenizou a Procuradoria Geral de Justiça pelo trabalho realizado.
Polícia Militar do Maranhão tem novo comandante geral

SÃO LUÍS, 26 de junho de 2023 – A Polícia Militar do Estado do Maranhão (PMMA) recebeu um novo comandante geral. O coronel Paulo Fernando Moura Queiroz assumiu o cargo, substituindo o coronel Emerson Bezerra da Silva, que esteve no posto desde abril de 2022. A cerimônia de posse ocorreu na Sala de Reuniões do Palácio dos Leões, sede do Governo do Estado. De acordo com o governador Carlos Brandão, a mudança faz parte da rotina administrativa do governo. Ele expressou gratidão ao coronel Emerson Bezerra da Silva por sua dedicação e trabalho enquanto esteve à frente da corporação, e deu as boas-vindas ao coronel Paulo Fernando Moura Queiroz, demonstrando confiança no militar. “Esta é uma troca salutar, faz parte da rotina do governo. Para o coronel Paulo eu sei que será um grande desafio, mas eu confio na competência, na lealdade e na dedicação dele para fazer um bom trabalho. O coronel Emerson fez um excelente trabalho, as estatísticas mostram os avanços na Segurança Pública do Maranhão e agora nós vamos trabalhar para avançar mais”, declarou o governador Carlos Brandão. O coronel Paulo Fernando Moura Queiroz, anteriormente chefe do Gabinete Militar da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, assumiu o comando da PMMA aos 48 anos. Além de coronel, ele possui formação em Segurança Pública e é especialista em Gestão e Segurança Pública. Maurício Martins, secretário de Estado de Segurança Pública, ressaltou a competência técnica da Polícia Militar e afirmou que a instituição sempre foi liderada por coronéis preparados e competentes. Após tomar posse, o coronel Paulo Fernando Moura Queiroz destacou que trabalhará para aumentar o contato direto e estreitar a relação entre a Polícia Militar e a população. “Nossa atuação será transparente, participativa e cultivando a satisfação da população. Também iremos maximizar a integração entre a Polícia Militar e as demais forças de segurança do Estado, desempenhando nosso trabalho de forma mais célere e eficaz à população maranhense”, garantiu. Na solenidade estiveram presentes a presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, deputada Iracema Vale, os deputados estaduais Roberto Costa e Dra. Viviane Martins, e diversos secretários e autoridades.
Iracema Vale prestigia investimentos na infraestrutura viária do MA

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), compareceu nessa quinta (22) à cerimônia de federalização da MA-006, à assinatura da ordem de serviço para a manutenção da BR-330 e à reabertura da licitação para a restauração da BR-135 com pavimento de concreto. O evento foi presidido por Carlos Brandão (PSB), governador do estado, e contou com a presença dos ministros Renan Filho (Transportes) e Juscelino Filho (Comunicações). Durante o evento, a líder do Legislativo maranhense ressaltou a importância dos investimentos na infraestrutura viária no estado. “Essas ações para o desenvolvimento da nossa infraestrutura viária são aguardadas há mais de 30 anos. O governador Brandão tem se esforçado muito para que essas obras se concretizem, o que demonstra seu compromisso com o estado e a parceria e diálogo que o governo federal tem mantido com o Maranhão”, afirmou Iracema Vale. Com a federalização, a MA-006 passa a ser chamada de BR-330. A rodovia está localizada entre os municípios de Balsas e Tasso Fragoso. A transferência do trecho estadual para a União abrange uma extensão total de 143 quilômetros e foi oficializada em 12 de junho. Para garantir a manutenção dessa seção, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) contratou serviços de manutenção, que receberão um investimento de R$ 80,4 milhões. As obras de melhoria na BR-135 têm como objetivo aumentar a segurança na rodovia, abrangendo um trecho de 32,15 quilômetros, do km 95,6 ao km 127,75. Essas obras são significativas, pois tratam-se da única via de acesso rodoviário à capital do Maranhão, e estima-se que custarão cerca de R$ 151 milhões. “As obras na BR-135 são de importância estratégica para o estado e para o país, pois permitem o transporte da produção agrícola da região do MATOPIBA, formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, até o Porto do Itaqui. O governo federal está investindo cada vez mais e fornecendo recursos para o estado”, enfatizou Carlos Brandão. Segundo o governador, outra obra relevante e de interesse socioeconômico para o Maranhão é a restauração do pavimento em whitetopping (recapeamento com concreto) e o aumento do nivelamento da BR-135. “A licitação será reaberta para a implementação das melhorias em um trecho de 73,78 quilômetros da via, do km 125,72 ao km 199,5”, concluiu.
Governador autoriza trabalho de capelães em instituições públicas

SÃO LUÍS, 21 de junho de 2023 – O governador Carlos Brandão assinou um decreto que permite o trabalho de capelães em diversas instituições públicas, como escolas, penitenciárias, hospitais e unidades da Polícia Civil e Polícia Militar. Segundo o governador, o decreto amplia a atuação dos capelães, permitindo que eles ofereçam suporte espiritual em locais como penitenciárias, unidades policiais e hospitais, proporcionando conforto às pessoas que mais precisam. “O decreto permite que os capelães possam atuar no serviço público de uma forma mais ampla, a exemplo de penitenciárias, unidades da Polícia Civil ou Militar e também nos hospitais; ou seja, permite que cheguem em auxílio às pessoas que tanto precisam de um conforto. É uma conquista para o Estado e, sobretudo, para o cidadão que no momento de dificuldade precisa de um acolhimento espiritual para que possa renascer sua esperança”, afirmou o governador. A deputada estadual Mical Damasceno, autora da lei que instituiu o Dia do Capelão Evangélico Civil e Militar, ressaltou a importância do decreto, destacando os benefícios que a capelania voluntária traz para a sociedade. Ela mencionou que, além de fornecer apoio emocional e espiritual, o trabalho dos capelães contribui para a melhoria da saúde mental e física dos pacientes, além de ajudar na redução do estresse, da ansiedade e da violência em comunidades com altos índices de criminalidade. “A capelania voluntária é uma atividade que traz muitos benefícios, pois além de fornecer apoio emocional e espiritual, como já falamos, ajuda a melhorar a saúde mental e física dos pacientes, ajuda a reduzir o estresse, a ansiedade, auxiliando na recuperação das pessoas. Esses serviços também são importantes para as comunidades que tem um alto índice de criminalidade, pois ajuda a trazer esperança e, consequentemente, a redução de violência”, enfatizou a parlamentar. Durante a solenidade, o governador e a deputada Mical Damasceno foram homenageados pelos seus esforços em prol das ações desenvolvidas pelos capelães. Os capelães Alex Martins e José Ribamar Vilas Boas também foram agraciados com a medalha ‘Manuel Beckman’, maior comenda do parlamento estadual, em reconhecimento ao trabalho que desempenham. O Dia do Capelão Evangélico Civil e Militar é celebrado em 21 de junho, como estabelecido pela Lei Estadual 11.103/2019, em reconhecimento à importância e ao trabalho dos capelães no estado do Maranhão. Esses profissionais são autorizados a oferecer assistência religiosa e realizar cultos em diversas instituições e corporações, proporcionando apoio espiritual às pessoas em momentos difíceis.
Famem, Governo do MA e Sebrae lançam Cidade Empreendedora

SÃO LUÍS, 20 de junho de 2023 – A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), em parceria com o Governo do Estado e o Sebrae, lançou o Programa Cidade Empreendedora. O objetivo principal é promover o desenvolvimento econômico dos municípios, por meio da implementação de políticas públicas e ações para impulsionar os pequenos negócios, gerando emprego e renda nas localidades. O programa é um desdobramento de um Termo de Cooperação assinado em março deste ano, durante o 1º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. A Famem se comprometeu a apoiar na sensibilização e mobilização dos municípios, divulgando boas práticas e experiências bem-sucedidas das administrações municipais, com o objetivo de unificar os interesses dos municípios, empreendedores locais e o bem-estar da população maranhense. A cerimônia de lançamento do programa contou com a participação de representantes dos 70 municípios beneficiados, incluindo o governador Carlos Brandão e o prefeito de Loreto, Germano Coelho, que destacaram a importância do programa para o desenvolvimento econômico e social do estado. As ações planejadas e executadas são baseadas nos interesses e potencialidades de cada município, abrangendo desde a simplificação e redução do tempo de abertura de empresas até o aumento da participação dos pequenos negócios nas compras públicas, introdução da cultura empreendedora nas escolas e valorização dos produtores e empreendedores locais. Além do lançamento do Cidade Empreendedora, a Famem também participou da assinatura de um decreto que instituiu o Programa Pré-Universitário com os municípios. Esse programa visa contribuir com a formação continuada dos servidores públicos estaduais e municipais para o ingresso na educação superior, promover a igualdade de oportunidades e preparar os estudantes para o ENEM e vestibulares. O evento contou com a presença do diretor-geral da Famem, Miltinho Aragão, do presidente do Sebrae-MA, Celso Gonçalo, representantes do governo, deputados estaduais, prefeitos e prefeitas contemplados pelo programa.
Lula reconhece trabalho de Carlos Brandão em prol da economia

BRASÍLIA, 16 de junho de 2023 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradeceu ao governador do Maranhão, Carlos Brandão, pela contribuição para o avanço da economia do país, destacando o novo momento econômico pelo qual o país está passando. A declaração ocorreu por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais na última sexta (16), que contou com a presença do ex-presidente José Sarney e do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. “Estou aqui com três pessoas importantes que, neste momento histórico, estão nos ajudando a recuperar o país, a impulsionar o crescimento econômico e a melhorar a vida das pessoas, especialmente na geração de empregos, que gera renda”, disse o presidente Lula. Na oportunidade, Brandão agradeceu o reconhecimento do presidente e colocou-se à disposição para continuar colaborando nesse ciclo de desenvolvimento do Brasil. “Agradeço pelo reconhecimento do presidente Lula e por esse novo momento do país, com o crescimento econômico que nos enche de esperança. O caminho do desenvolvimento está sendo retomado! Estamos unidos para trabalhar em prol de mais oportunidades para os maranhenses e brasileiros”.
Brandão empossa Helena Duailibe em Secretaria para Comunidades

SÃO LUÍS, 14 de junho de 2023 – O governador Carlos Brandão empossou Helena Duailibe como secretária extraordinária de Políticas para as Comunidades. A cerimônia ocorreu no Palácio dos Leões nesta quarta (14) e contou com a presença do secretariado estadual, familiares e amigos da nova gestora. A Secretaria Extraordinária de Políticas para as Comunidades foi estabelecida este ano pelo governador, por meio de uma medida provisória encaminhada à Assembleia Legislativa. A pasta tem como objetivo coordenar a execução de projetos em parceria com organizações não-governamentais, instituições filantrópicas, associações e indivíduos para promover atividades em prol da sociedade, sem fins lucrativos. Helena Duailibe já atuava como adjunta na Secretaria de Saúde e foi convidada a assumir o cargo de secretária. O governador ressaltou sua disposição para o diálogo e o foco em cuidar das pessoas, destacando que um governo só faz sentido se melhorar a vida das pessoas. “Nós demoramos a criar essa secretaria e demoramos a escolher o secretário pois precisávamos escolher uma pessoa que tivesse o perfil de diálogo e esse coração de trabalhar com os movimentos sociais e as entidades de classe. Não é fácil uma escolha dessas, mas Helena Duailibe tem exatamente esse perfil e já estava no governo como adjunta da Secretaria de Saúde, então a convidei para a secretaria”, esclareceu o governador. Helena Duailibe demonstrou gratidão pela confiança depositada pelo governador Carlos Brandão e reafirmou seu compromisso com o trabalho à frente da pasta. Ela enfatizou a busca por soluções inteligentes por meio de parcerias com instituições filantrópicas e privadas, com o objetivo de gerar oportunidades para os mais necessitados. “A minha experiência de vida pública e política me fez entender que a gente precisa, cada vez mais, estar próximo das comunidades para diminuir as desigualdades sociais. Nós estamos aqui com essa enorme responsabilidade dada pelo governador Carlos Brandão em aproximar cada vez mais o governo das comunidades para entendermos seus problemas e juntos encontrarmos soluções. Eu espero dar tudo de mim para que continue a ser feito um bom governo e agradeço pela confiança”, afirmou Helena Duailibe. Após a cerimônia, uma missa em ação de graças pela posse da secretária foi realizada no Parque João Paulo II, no Aterro do Bacanga, presidida pelo arcebispo de São Luís, Dom Gilberto Pastana. O evento contou com a presença de Helena Duailibe, do governador Carlos Brandão, de membros do secretariado estadual e de caravanas de várias paróquias da capital. Helena Duailibe possui formação médica pela Universidade Federal do Maranhão, com residência em Medicina Comunitária e da Família pela mesma instituição. Ela tem uma ampla experiência na área da saúde, tendo ocupado cargos de destaque, como diretora do Socorrão I, secretária estadual de Saúde, secretária municipal de Saúde de São Luís. A secretária e ex-deputada estadual também foi vice-prefeita de São Luís de 2009 a 2012 e vereadora em 2013.