Associação dos Delegados pede melhorias para policiais civis

MARANHÃO, 17 de julho de 2023 – A Associação dos Delegados de Polícia Civil do Maranhão (Adepol) encaminhou, na tarde de segunda (17), uma carta aberta ao governador Carlos Brandão visando chamar a atenção para a situação preocupante dos delegados de polícia no estado. O documento enfatiza os desafios enfrentados pelos profissionais, que desempenham um papel fundamental na segurança e na ordem pública. A carta entregue ao governador é resultado de um estudo detalhado realizado pela Adepol, que levantou dados e evidências sobre a situação atual dos delegados no Maranhão. De acordo com o relatório, os delegados estão enfrentando uma série de dificuldades que prejudicam não apenas sua eficiência no trabalho, mas também afetam a qualidade dos serviços prestados à população. Entre os principais problemas destacados na carta estão a falta de estrutura adequada nas delegacias, a escassez de recursos tecnológicos e a defasagem salarial dos delegados maranhenses. A falta de recursos materiais afeta diretamente a capacidade de investigação dos delegados, dificultando a resolução de casos e a promoção da justiça. Outro ponto importante mencionado na carta é a urgente necessidade de valorização e reconhecimento dos delegados de polícia. Além dos desafios enfrentados no dia a dia de trabalho, os delegados estão recebendo uma remuneração insatisfatória, que não condiz com a importância e a responsabilidade de suas funções. Essa defasagem salarial desmotiva os profissionais e prejudica a atração de novos talentos para a carreira. O presidente da associação, Márcio Dominici, ressalta que a valorização dos delegados não se resume apenas à questão salarial, mas também envolve a garantia de condições de trabalho dignas, com recursos adequados, equipamentos modernos e treinamento constante.
Escolas cívico-militares continuarão em pelo menos 19 estados

BRASÍLIA, 13 de julho de 2023 – A decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de extinguir o Programa de Escolas Cívico-Militares (Pecim) terá poucos efeitos práticos na maioria dos estados. De acordo com levantamento do Poder360, apenas Alagoas confirmou o encerramento completo da participação militar, enquanto pelo menos 19 unidades da Federação pretendem manter ou readequar o modelo, e 7 ainda não decidiram. Anunciado pelo governo na quarta (12), o programa, criado em 2019 durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), envolvia a presença de profissionais civis responsáveis pela área pedagógica e militares (policiais, bombeiros ou membros das Forças Armadas) encarregados da parte administrativa das escolas. Segundo o Ministério da Educação, até 2022, 200 escolas em todo o país aderiram ao Pecim, atendendo um total de 120 mil alunos. A maior concentração dessas escolas está na região Sul, com 54 unidades. Entre os governadores, os que se posicionaram de forma mais contundente sobre o fim do programa do governo federal são aqueles eleitos com apoio de Bolsonaro. O governador de São Paulo, por exemplo, afirmou que editará um decreto para regulamentar seu próprio programa. Essa também é a abordagem adotada no Distrito Federal, governado por Ibaneis Rocha (MDB-DF), e em Santa Catarina, onde Jorginho Mello (PL) destacou no Twitter o combate ao tráfico de drogas nas escolas por meio do programa “Escola Segura”, que entrou em funcionamento no início de junho. Ratinho Junior (PSD-PR) e Romeu Zema (Novo-MG) também têm a intenção de implementar um modelo próprio. No entanto, o desejo de manter o programa não se limita aos governadores alinhados a Bolsonaro. Carlos Brandão (PSB), que foi eleito no Maranhão com o apoio do ministro Flávio Dino (Justiça), planeja manter o modelo, já tendo defendido anteriormente a ampliação da participação militar em outros municípios. Após o anúncio do governo federal, seu vice, Felipe Camarão (PT), afirmou no Twitter que o governo agiu corretamente. Questionado por seguidores sobre as ações do governo estadual em relação ao programa implementado pelo Ministério da Educação no governo anterior, Camarão declarou que nenhuma ação foi tomada. No entanto, ressaltou que discorda da continuidade do programa, destacando que o Maranhão possui escolas militares vinculadas à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros, com um total de oito instituições que seguem um modelo diferente do proposto pelo governo anterior.
Famem garante adesão de todos municípios à Lei Paulo Gustavo

MARANHÃO, 11 de julho de 2023 – A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) celebra a adesão de todos os 217 municípios maranhenses à Lei Paulo Gustavo. A adesão total demonstra um compromisso notável com o incentivo à cultura no estado, cujo órgão desempenhou o papel de garantir que todos os municípios enviassem os documentos necessários para receber os recursos da lei. Desde o lançamento da Lei e a abertura da plataforma Transferegov, a Famem trabalhou para garantir que nenhum município ficasse sem receber os recursos da Lei Paulo Gustavo. Foram realizadas oficinas de formação para orientar os gestores municipais e os fazedores de cultura em todo o Maranhão. Além disso, a Famem também manteve contato direto com os prefeitos e prefeitas, oferecendo plantões de atendimento através da equipe de Cultura da Federação, composta por Maria Sylwanete, Nayra Viegas e Paulo Rogério. Os municípios tinham até a terça (11) para enviar o plano de ação, no qual informavam como os recursos seriam utilizados em cada cidade. O presidente da Famem, Ivo Rezende, enfatizou o papel crucial da federação nesse processo, ressaltando as várias ações realizadas para estimular a adesão dos municípios, como a mobilização, participação em oficinas e encontros virtuais com representantes do Ministério da Cultura e especialistas em gestão pública. Esses esforços foram fundamentais para que os gestores compreendessem a importância da Lei Paulo Gustavo, resultando em uma adesão de 100% no Maranhão. O governador Carlos Brandão comemorou o resultado nas redes sociais, destacando que a cultura maranhense será fortalecida com a adesão de todos os 217 municípios à Lei Paulo Gustavo. Os recursos serão transferidos por meio de editais, chamamentos públicos, prêmios, aquisição de bens e serviços, ou outras formas de seleção pública simplificada, vinculadas ao setor cultural. A cultura maranhense será fortalecida! Todos os 217 municípios aderiram à Lei Paulo Gustavo. Esse feito é resultado do trabalho de fazedores de cultura, economias criativas, instituições públicas e socioculturais, parlamentares e de todos que amam nossas manifestações artísticas. — Carlos Brandão ???????? (@carlosbrandaoma) July 11, 2023 A Lei Paulo Gustavo, em homenagem ao ator e humorista vítima da Covid-19, é o maior investimento da história do setor cultural no Brasil. Com um total de R$ 3,8 bilhões, os recursos provêm principalmente do Fundo Setorial do Audiovisual e do Fundo Nacional de Cultura.
Brandão decreta ponto facultativo em dias de jogos da Seleção

SÃO LUÍS, 12 de julho de 2023 – O governador Carlos Brandão emitiu um decreto estabelecendo ponto facultativo na manhã dos dias 24 de julho e 2 de agosto deste ano devido aos jogos da seleção brasileira feminina de futebol na Copa do Mundo. A medida tem como objetivo permitir que os servidores públicos tenham a oportunidade de acompanhar e torcer pela seleção brasileira durante as partidas. Conforme o decreto, o expediente da administração pública do estado do Maranhão começará a partir das 14h nesses dias, exceto para os serviços essenciais. O ponto facultativo não se aplica às áreas de saúde, segurança, vigilância sanitária, fiscalização tributária, comunicação, assistência social, fiscalização de proteção urbanística, fiscalização do consumo e limpeza urbana. Essas áreas seguirão as orientações de suas respectivas chefias em relação ao expediente durante os jogos. O decreto também determina que as unidades responsáveis pelos serviços essenciais à população devem manter escalas de trabalho para garantir a continuidade e a prestação ininterrupta desses serviços durante os períodos de ponto facultativo. Informo que, nos próximos dias 24 de julho e 2 de agosto, por ocasião dos jogos da seleção brasileira feminina de futebol na Copa do Mundo, o expediente da administração pública do estado do Maranhão ocorrerá a partir das 14h, exceto para serviços essenciais. — Carlos Brandão ???????? (@carlosbrandaoma) July 12, 2023
Brandão avalia dar folgas em jogos da Seleção Brasileira Feminina

SÃO LUÍS, 10 de julho de 2023 – O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), está avaliando a possibilidade de conceder folga aos servidores públicos estaduais nos dias em que a seleção brasileira feminina de futebol entrar em campo. A ministra do Esporte, Ana Moser, fez o pedido ao presidente Lula, que também está avaliando conceder folga aos servidores federais. Segundo o blog Diego Emir, as folgas seriam concedidas da seguinte forma: Caso o Brasil avance para as próximas fases, outras folgas podem ser concedidas nos seguintes dias: O jogo das quartas de final, se ocorrer, será no sábado, dia 12 de agosto, e a final será no dia 20 de agosto, sem impacto no trabalho, isto é, não haveria folga.
Governador assina ordem de serviço e vistoria obras no Castelinho

SÃO LUÍS, 06 de julho de 2023 – O governador Carlos Brandão visitou as obras de reestruturação e modernização do Ginásio Poliesportivo Georgiana Pflueger, conhecido como Castelinho, localizado em São Luís. Durante a vistoria, ele assinou a ordem de serviço para o início da urbanização do entorno do ginásio. As obras incluem a revitalização do espaço esportivo, com a construção de um novo estacionamento, projeto paisagístico e acessibilidade. Além disso, o ginásio terá sua capacidade ampliada para cerca de 5000 pessoas. A revitalização do Castelinho proporcionará um ambiente mais atrativo e seguro para a comunidade, estimulando a prática esportiva e contribuindo para a qualidade de vida da população. O secretário de Esporte e Lazer, Naldir Lopes, informou que a reinauguração do Castelinho está prevista para setembro e já estão sendo planejados eventos esportivos para celebrar o momento. “Estamos trabalhando com toda a celeridade possível para entregar o estádio dentro da programação comemorativa do aniversário de São Luís. Por isso, já estamos planejando eventos esportivos para o período”, declarou. A ordem de serviço para a urbanização do entorno do ginásio terá investimento de R$ 4.170.793,29 e contemplará serviços de acessibilidade e paisagismo. O projeto inclui rampas, piso tátil, iluminação planejada, estacionamento com 100 vagas e outros elementos que tornarão o espaço mais funcional e agradável. O projeto de reestruturação e modernização do Castelinho, que está em fase de conclusão, conta com investimento de R$ 30.650.803,61. As obras abrangem a recuperação dos pilares, instalação de nova cobertura, assentos e piso de alto desempenho, entre outras melhorias. O ginásio também terá espaços administrativos, vestiários, sala médica, academia, alojamento e camarotes, todos equipados e climatizados.
Entrelinhas

À PROCURA DA FELICIDADE – O vereador e presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor, decidiu deixar o PCdoB. Paulo Victor sabe que a legenda é incompatível com seu desejo de disputar a eleição de prefeito da capital maranhense no ano que vem. Contudo, é dado como certo que a federação integrada por PCdoB, PT e PV o apoie no ano que vem. Diz-se que o PSDB é o caminho do vereador. Em caso da transmutação e comunista a tucano, algumas situações serão claras: Paulo Victor irá machucar a candidatura de Duarte Jr (PSB) ao tirar dele PT, PCdoB, PV e o próprio PSDB. Além de evidenciar a predileção do governador Carlos Brandão por seu nome. ESCRITO NAS ESTRELAS – O prefeito Eduardo Braide (PSD), pelo menos aparentemente, ainda aposta em uma impossível composição com o governador Carlos Brandão. Só esquece de fazer uma conta simples: o governador não irá acelerar um possível processo de rompimento com Flávio Dino por causa dele. Declarar apoio a Braide é declarar guerra a Flávio Dino. Por que? Para que? Enquanto perde seu tempo investindo no impossível, Braide vê sua relação com a Câmara cada vez mais difícil. Apesar de ser admirado por Braide, que já sinalizou várias vezes por uma aliança, o minstro nutre repulsa pelo prefeito de São Luís e o considera como o único político que resistiu ao seu projeto de poder. Apenas Braide separou Flávio Dino do completo e absoluto controle de todas as instâncias políticas do Maranhão. O desejo de Dino é ver Braide derrotado, nem que para isso tenha que romper com Brandão. O governador pode até indispor-se com aquele que lhe deu a oportunidade de ocupar o cargo que tem hoje, mas não será por aquele que tentou derrotar nas eleições de 2020. Carlos Brandão não irá compor com Eduardo Braide. VALENTE – No mar de incertezas que se tornou a política estadual, a presidente da Assembleia Iracema Vale vai velejando tranquila. O crescimento de Iracema enquanto liderança já é perceptível na classe política e visível em pesquisas de opinião. Adepta da política de conciliação e diplomacia, Iracema vai conquistando espaços e tornando-se um símbolo da política de conciliação de Carlos Brandão que substituiu a tirania opressora do seu antecessor. As hipóteses sobre o futuro de Iracema derivam muito mais do seu surpreendente desempenho do que do desejo de aliados e apoiadores. EU SEI O QUE VOCÊS FIZERAM NO VERÃO PASSADO – Parece que o maior aliado do ex-governador Flávio Dino começa a fraquejar e o passado começa a assombrar o ministro da Justiça e Segurança Pública. Com a burrice cavalar de bosonaristas dando uma trégua, parlamentares de oposição começaram a vasculhar o passado do ministro. Uma sequência de mensagens antigas do Twitter mostra que Dino criticou e acusou as urnas de serrem um instrumento de fraude mais de 10 anos antes de Jair Bolsonaro. Uma busca mais apurada nos tempos de governo deve revelar situações muito mais constrangedoras. Resta saber se a repentina perspicácia de Bolsonaristas veio para ficar ou foi apenas um lampejo que, logo, logo, irá dar lugar à burrice. UM ESTRANHO NO NINHO – Advogado, historiador e doutor em Ciências Sociais, Diogo Guagliardo Neves pretende disputar as eleições para prefeito de São Luís pelo partido NOVO. Diogo junta-se ao segundo colocado nas eleições de 2022 para o governo do Maranhão Lahesio Bonfim, na campanha pela criação de uma oposição de direita forte no Maranhão. Diogo encarna hoje um perfil em extinção na política local: a do intelectual. São raríssimos os políticos que ultrapassem a barreira da alienação completa e absoluta sobre questões básicas de economia, sociedade e ciência política. Quando o assunto é polidez literária então, o cenário é de quase inexistência. Resta saber se a sofisticação intelectual de Diogo irá impor-se aos demais nos debates e discussões.
Governo do Maranhão quer implantar passeios de balão no estado

SÃO LUÍS, 30 de junho de 2023 – Na mesma semana em que o vereador de São Luís, Marlon Botão propôs a criação do “auxílio água mineral” para alguns moradores da capital maranhense, o governador Carlos Brandão anunciou que pretende iniciar um estudo para implantar o passeio turístico de balão de ar quente no Maranhão. Os dois são do PSB, partido do ministro Flávio Dino. Carlos Brandão explicou que a intenção é fortalecer o turismo. Como o governo, pelo menos ainda, não tem o poder de obrigar empresários a abrirem negócios, talvez esteja sendo cogitada a criação de uma empresa estatal responsável pelo serviço. Será que vem aí a “Balãomar”, “Marbalão” ou a “Cabema” (Companhia de Abastecimento Balonista do Maranhão)? O mesmo governo que em toda a sua história não conseguiu fazer a Caema oferecer água e saneamento básico, pode vir a oferecer passeios de balão. Quem se habilita? Segundo reportes na imprensa, a primeira etapa consiste em avaliar as condições climáticas do Maranhão e realizar testes de voo. Porque, como todos sabem, pouco importa a viabilidade financeira e custos: se não tiver vento forte, toca para a frente que é sucesso. Brandão teve a ideia durante um passeio da empresa Voe de Balão em Piri, de propriedade de Rafael Carvalho. “Conheci o balonismo no Egito e decidi trazer para Pirenópolis, que é uma das cidades onde o turismo mais cresce nessa região. Mais de 10 mil pessoas já voaram em 2 anos e meio e agora temos a intenção de expandir para o Maranhão”, destacou Carvalho durante o encontro com o governador. Enfim, parece que a última semana apresentou uma pane na classe política do estado. Pois, com toda a certeza, passeio de balão e distribuição de água mineral não são a resposta mágica para todos os desafios enfrentados pelos maranhenses. De resto, os maranhenses não precisam de investimentos em infraestrutura e segurança pública para que possam conhecer o próprio estado de forma segura e aqueçam o turismo interno. isso é muito básico e anrtiquado. O que eles realmente precisam é da oportunidade de flutuar pelos céus em um balão.