Alema discute novas rotas de voos entre São Luís e Imperatriz

Design sem nome   T

São Luís, 18 de maio de 2023 – Uma audiência pública organizada pela Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa do Maranhão realizará, nesta quinta (18), um debate sobre a possibilidade de criação de voos diretos nas rotas São Luís/Imperatriz/São Luís e São Luís/Teresina/São Luís. A discussão do tema foi proposta pelo deputado estadual Yglésio Moyses e contará com a participação dos membros da Comissão e representantes do Governo do Estado, Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), das companhias aéreas e do trade turístico. em solicitação à Comissão de Assuntos Econômicos e acatada pelos membros De acordo com o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, deputado Francisco Nagib (PSB), o tema é de extrema relevância devido à importância dessas rotas de voos para o transporte da população e fortalecimento da economia dos dois estados. “Imperatriz é a segunda maior cidade do Maranhão e, sem voo direto e com regularidade, os passageiros que saem de São Luís para a Região Tocantina precisam viajar para outros destinos até chegar lá, o que é um desperdício de tempo e custo financeiro. O mesmo acontece para Teresina. Então, como parlamentares, queremos buscar a solução, pois esses voos trarão muitos benefícios para a população e a economia, por isso vamos debater o assunto e verificar a possibilidade de criação dessas rotas de forma regular com a Anac, agências de viagens e as áreas do turismo e do negócio”, disse Nagib. Além dos integrantes da Comissão de Assuntos Econômicos e outros deputados convidados, representantes das empresas aéreas Gol, Latam e Azul, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-MA), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-MA); Secretaria de Estado de Indústria e Comércio e Secretaria de Estado do Turismo participarão do debate. A reunião ocorrerá no Plenarinho, na sede da Assembleia, no Cohafuma, às 14h.

Iracema planeja Arraial da Alema com Diretoria de Comunicação

Design sem nome   T

Maranhão, 16 de maio de 2023 – A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), se reuniu nesta semana com a diretora de Comunicação do Parlamento Estadual, jornalista Jacqueline Heluy, e com a diretora adjunta, jornalista Glaucione Pedrozo, para alinhar os preparativos do Arraial da Alema 2023 que acontecerão de 15 a 18 de junho. A líder da Casa do Povo almeja transformar o arraial da Assembleia no maior do estado e, para isso, conta com o apoio do governador Carlos Brandão (PSB). A programação contará com a diversidade de ritmos e sotaques que envolvem o tradicional São João do Maranhão, durante os quatro dias de festividades juninas. “Hoje recebi o planejamento do arraial da Assembleia e estou muito feliz porque demos o pontapé inicial para realizarmos o maior São João de todos os tempos na Assembleia Legislativa. Já temos as datas e as portas estarão abertas para quem quiser vir festejar e aproveitar a nossa cultura. Será uma alegria compartilhar esse momento com todos os maranhenses”, disse Iracema Vale. De acordo com a presidente da Alema, a Diretoria de Comunicação do Parlamento garantirá a cobertura em todos os dias de festança para chegar ao conhecimento de todos. “Todo o nosso sistema de comunicação, incluindo a TV, rádio, site e redes, vai veicular tudo o que acontecerá, bem como vão manter todos informados sobre as programações e os detalhes da festança. Vamos garantir que chegue ao conhecimento de todos”, destacou a parlamentar.

Yglésio Moyses defende CPI do Futebol na Assembleia

Design sem nome   T

Em sessão plenária nesta quinta (11), o deputado Yglésio Moyses (PSB) defendeu a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possível favorecimento pessoal de apostadores em cargos de alta patente de instituições ligadas ao futebol através de ajustes nos resultados de jogos futebolísticos do Maranhão, pelo prazo de 120 dias. O pedido da CPI foi protocolado como Requerimento 173/2023. Em seu discurso na tribuna, o parlamentar e presidente do Moto Club disse que situações estranhas vêm ocorrendo nas partidas de futebol realizadas no Maranhão no acrescentou que “a situação se agrava quando surgem indícios de que agentes ligados à arbitragem estariam envolvidos no esquema de venda de resultados”. “Deixo muito claro que ninguém está aqui por conta de insatisfação com resultado. As coisas acontecem. Futebol tem disso, mas o que a gente não pode deixar é institucionalizar da forma que está. A gente vê essa semana a Série A comprometida, jogador que tem salário no mínimo de R$ 50 mil para cima. Às vezes, um goleiro reserva ganha R$ 100 mil numa Série A e o cara está lá vendendo resultado para aposta de jogo […] A exemplo, podemos citar o resultado do jogo MAC e São José, cujo placar foi de 7×0 em favor do MAC, bem como no jogo de Pinheiro e São José, com resultado de 10×2 para o Pinheiro. Alguns jogadores, ligados ao Sampaio Correia na temporada 2022, estão sendo investigados por envolvimento nessas práticas delituosas. Outros foram denunciados pelo crime de corrupção em competições esportivas, como é o caso de Ygor Catatau e Paulo Sérgio”, frisou o deputado”, declarou. Yglésio disse ainda que, segundo informações, Marcelo Bispo Nunes Filho, presidente da Comissão Estadual de Arbitragem da Federação Maranhense de Futebol desde maio de 2012, estaria administrando o departamento à base de ameaças, troca de favores, mentiras e falsas promessas. O deputado estadual explicou que, em razão de possíveis favorecimentos pessoais de dirigentes, árbitros, jogadores e apostadores, através de apostas com a indução de resultados nos jogos de futebol dos campeonatos maranhenses, irá lutar para levar à frente a CPI, buscando a apuração dos fatos com o apoio dos demais parlamentares da Assembleia Legislativa. “Tudo isso com o intuito de direcionar resultados de jogos se beneficiar com apostas. Nesse contexto, ameaças são abertamente registradas em grupos de whatsApp criados para assuntos da arbitragem ou fora deles. O intuito é claramente determinar resultados. Um verdadeiro jogo de interesses. Um complô patrocinado pelos dirigentes que lesa todos os times envolvidos no campeonato e, por conseguinte, a sociedade desportiva. Impossível conceber campeonatos sem caráter competitivo ou desvirtuado, como vem ocorrendo”, assinalou Yglésio.

Assembleia discute segurança nas escolas nesta quinta (27)

Design sem nome   T

Assembleia Legislativa do Maranhão vai promover uma audiência pública, por meio da Comissão de Educação, Desporto, Ciência e Tecnologia, asegurança nas escolas nesta quinta (27), às 14h, no Auditório Neiva Moreira (Complexo de Comunicação da Alema, Cohafuma). Com o tema “Enfrentamento da violência nas escolas”, a audiência vai contar com a presença de representantes do Governo do Estado, Ministério Público, além de outras instituições, da sociedade civil, pais de estudantes, professores e especialistas como a educadora Fabiana Oliveira Canavieira, do Departamento de Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que é doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e realiza estudos sobre questões relacionadas à infância. “É necessário que a Assembleia discuta esse tema que hoje aflige a sociedade e, sobretudo, os estudantes, professores e pais de alunos. Por isso, vamos reunir e ouvir todos os envolvidos em busca de soluções para o problemas”, disse o presidente da Comissão de Educação, deputado Ricardo Arruda (MDB). Além do presidente Ricardo Arruda, a Comissão também tem como integrantes os parlamentares Leandro Bello (Podemos), vice-presidente, Cláudia Coutinho (PDT), Júlio Mendonça (PCdoB), Ricardo Rios (PCdoB) e Júnior França (PP). A audiência pública visa definir e encaminhar ações para a prevenção de casos de violência, de ameaças e ataques a escolas. A medida tem como objetivo garantir segurança a todos no ambiente escolar.

Mical Damasceno faz balanço das atividades na Assembleia

Design sem nome

A deputada estadual Mical Damasceno (PSD) fez um balanço de suas atividades na Assembleia Legislativa do Maranhão nessa terça (18) e destacou seus projetos de lei em defesa dos interesses da direita conservadora. Em entrevista ao Programa Ponto Continuando, Mical falou sobre a forte presença feminina na ALEMA – ocasião em que enalteceu o trabalho da primeira presidente mulher da história da casa, Iracema Vale -, apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e tratou da aprovação de projetos importantes. “Conseguimos aprovar projetos importantíssimos como o que considera atividade religiosa como essencial, e o que desobriga alunos a partilharem de festas religiosas. Além disso, estamos com dois projetos importantes tramitando na Assembleia Legislativa, que tratam sobre a relação de identidade de genero, orientação sexual e uso de banheiros no estado”, disse a deputada. A parlamentar é autora de um projeto de lei que proíbe a obrigatoriedade da instalação de placas de orientação sexual e identidade de gênero em banheiros no Maranhão. Inclusive, a deputada estadual tem outro projeto que proíbe a instalação de banheiros multigênero no estado. Na oportunidade, Mical disse que tem a maioria dos deputados a favor de seus projetos, crê que ainda nesta semana entrarão em votação no plenário e que tem uma boa relação com o governador Carlos Brandão (PSB), mas só vota em projetos que são benéficos para o povo.

Professores do Maranhão protestam por reajuste e param trânsito

Design sem nome

Professores grevistas da rede estadual de ensino realizam na manhã desta terça uma manifestação em frente à Assembleia Legislativa do Maranhão pelo reajuste salarial. A categoria segue intransigente em relação à cobrança de aumento de 14,95%. Apesar do governo ter oferecido 11%, em duas parcelas (uma retroativa a janeiro deste ano, outra passando a valer a partir de julho, os grevistas não aceitaram e acreditam que o diálogo com a Secretaria de Educação do Maranhão (SEDUC) está desgastado. Por isso foram reivindicar na Assembleia. No entanto, foram impedidos de acessar à galeria da ALEMA, logo, bloquearam o trânsito em um dos sentidos da Avenida Jerônimo de Albuquerque para tentar ser recebidos pelos deputados e negociar uma intermediação dos parlamentares junto ao Governo do Estado. “Bom dia, professores e professoras. Neste momento, nós estamos aqui na porta da Assembleia, porta essa que foi fechada para os professores. Não estão permitindo que os professores acessem à galeria da Assembleia. Estamos aqui tentando negociar com a presidente da Casa, deputada Iracema Vale. Até o momento, não está sendo permitida a entrada dos professores”, disse um professor.

Assembleia iniciará processo de modernização e reestruturação do Parlamento Estadual

Assembleia Legislativa do Maranhao

O Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, nesta terça-feira (14), o Projeto de Lei 95/2023, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre procedimento de gestão e modernização da reestruturação da Casa. A matéria segue para sanção governamental. Entre as ações previstas pelo PL estão a criação da Diretoria de Relações Institucionais (DRI), a Diretoria de Acompanhamento, Modernização, Planejamento, Inovação e Sustentabilidade (DAMPIS) e a instalação da Procuradoria da Pessoa com Deficiência. A Diretoria de Relações Institucionais será responsável por manter tratativas que visem a uma maior inserção social do Parlamento Estadual em todas as demais esferas político-administrativas, objetivando a maior participação dos parlamentares nas ações cotidianas da sociedade e a interação entre os representantes do povo e o efetivo exercício da cidadania. A DRI terá, ainda, a atribuição de assegurar o processo de transparência da Casa, garantindo a prestação de informações aos cidadãos e o controle social. Já a Diretoria de Acompanhamento, Modernização, Planejamento, Inovação e Sustentabilidade (DAMPIS) será responsável por promover e executar iniciativas para elevar a Assembleia Legislativa à era digital e colaborar para uma gestão sustentável da Casa. Acesso Segundo Ricardo Barbosa, diretor-geral da Alema, ambas as diretorias devem trabalhar em sintonia para garantir que todos os cidadãos tenham acesso não só às informações pertinentes à Casa, mas também da atuação dos 42 parlamentares. “Quando falamos em modernização, o que queremos dizer é que vamos tirar a Assembleia da era analógica e colocá-la na era digital. A Alema também precisa ter um planejamento de sustentabilidade e isso passa por essa nova perspectiva. Dentro da modernização, teremos um trabalho conjunto dessas diretorias para garantir que o cidadão tenha acesso às informações não só da Casa, mas também da atuação dos deputados”, ressaltou. Controle social Ainda de acordo com o diretor-geral, esse processo de modernização e transparência será executado a partir da realização de diagnóstico, identificação dos problemas e implantação de medidas que, efetivamente, garantam o controle social. “Outro ponto é que o cidadão não só tomará conhecimento, mas vai participar desse processo, pois dentro da Diretoria de Relações Institucionais está sendo criado um setor de transparência e participação. Ou seja, o cidadão poderá propor à Assembleia e será incluído como agente ativo de todas essas políticas”, completou Ricardo Barbosa. O projeto visa, ainda, colaborar com o processo de interiorização da Assembleia. “O nosso principal objetivo é fazer com que os cidadãos tanto da cidade, quanto do campo saibam o que está acontecendo na Casa. Todos os deputados têm a preocupação de interiorizar as ações do Parlamento, levando-o de forma física por meio da ‘Assembleia Itinerante’, mas também queremos garantir que a sociedade tenha esse acesso por outros meios, como, por exemplo, pelas plataformas digitais. Tudo isso passa por esse processo de modernização e integração”, finalizou Ricardo Barbosa.

Mical Damasceno repercute comemoração da fundação do “Círculo de Oração”

Mical Damasceno

Em pronunciamento na sessão plenária da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (7), a deputada Mical Damasceno (PSD) repercutiu a comemoração da data de fundação do “Círculo de Oração”, ocorrido na segunda-feira (6). A parlamentar falou sobre a história do movimento evangélico, que foi criado em 1942. Mical lembrou que o “Círculo de Oração” surgiu no estado de Pernambuco. “A heroína na fé, Albertina Bezerra, e as irmãs da igreja se reuniam em oração em favor de sua filha Zuleide, que estava enferma, desenganada pelos médicos. A oração surtiu efeito e o milagre aconteceu para a glória de Deus”, afirmou. Segundo a parlamentar, as reuniões do Círculo de Oração foram difundidas em todo o Brasil como um dos pilares da Igreja, o que a levou a apresentar um projeto que foi aprovado e transformado em Lei (11.044/2019), considerando o movimento de oração Patrimônio Religioso, Cultural e Imaterial do Estado. Por conta da passagem do ‘Dia Internacional da Mulher’, ela registrou o movimento puxado pelas mulheres evangélicas. “Eu tive o prazer de ser batizada com o Espírito Santo, no Círculo de Oração Monte das Oliveiras, na Assembleia de Deus onde sou membro, em Viana. Então, para mim, foi uma honra, uma alegria. O Círculo de Oração é formado por mulheres fortes que não se cansam de adorar ao Senhor”, finalizou.

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.