Iracema Vale é homenageada por ações em prol dos municípios maranhenses

SÃO LUÍS, 08 de julho de 2023 – A deputada Iracema Vale (PSB), presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, recebeu a placa “Deputada Municipalista” durante o l Encontro Estadual da União Nacional dos Ex-Prefeitos(as) do Brasil (UNEPP). A honraria foi concedida em reconhecimento ao seu empenho em promover a autonomia dos municípios maranhenses. Durante o evento, Iracema Vale destacou a importância de valorizar aqueles que trabalham incansavelmente para transformar suas cidades em lugares melhores para se viver. Ela expressou sua gratidão pela homenagem e reafirmou seu compromisso em continuar lutando pelo protagonismo dos municípios. A deputada ressaltou o fortalecimento do municipalismo no Maranhão com o apoio do governo estadual, liderado pelo governador Carlos Brandão. Segundo Iracema Vale, a parceria com os prefeitos é fundamental para entender as necessidades reais de cada localidade e efetuar mudanças significativas. O presidente da UNEPP, Raimundo Nonato, elogiou o trabalho de Iracema Vale na Assembleia Legislativa, afirmando que sua dedicação em prol do desenvolvimento dos municípios é evidente e impulsiona setores importantes em todo o estado. Nonato ressaltou que a deputada é merecedora da homenagem recebida. Além de Iracema Vale, outras personalidades foram homenageadas durante o evento, incluindo o governador Carlos Brandão, os deputados estaduais Francisco Nagib, Hemetério Weba, Éric Costa, Júnior Cascaria e Cláudio Cunha, o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Ivo Rezende, além de secretários de Estado e outras autoridades.

Arraial da Alema será inaugurado hoje (15) com grande estrutura

Design sem nome 2023 06 15T080917.682

SÃO LUÍS, 15 de junho de 2023 – O Arraial da Assembleia será inaugurado nesta quinta-feira (15) com uma ampla estrutura e uma programação diversificada. O evento, que acontecerá no estacionamento da Alema, se estenderá até domingo (18). A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale, destacou que o arraial foi preparado com muito cuidado para receber o público, contribuindo para fortalecer a cultura popular do Maranhão e gerar renda. Durante as quatro noites, o palco receberá grandes atrações, incluindo apresentações de grupos tradicionais e artistas locais. “Estamos com um arraial lindo, acessível e que será animado pelas melhores manifestações e artistas. Assim, contribuímos para o fortalecimento da cultura popular do Maranhão e para a geração de renda. Todos estão convidados a virem participar”, declarou a presidente da Alema, deputada Iracema Vale (PSB). O Arraial da Assembleia contará com uma estrutura que oferece conforto e segurança aos visitantes, incluindo 10 barracas de comidas típicas, parquinho infantil, arquibancada e área de acessibilidade. Além disso, haverá um setor de saúde disponível e o Gabinete Militar da Alema garantirá a segurança do local. Pela primeira vez, o arraial também terá um espaço dedicado aos beneficiários do programa “Mais Renda”, do Governo do Estado, onde eles poderão comercializar produtos diferenciados. Para aqueles que preferirem acompanhar a programação de casa, todas as quatro noites de festa serão transmitidas ao vivo pela TV Assembleia e pelo canal da Alema no YouTube. O estacionamento do Multicenter Sebrae estará disponível para os visitantes, com ônibus realizando o transporte até o arraial. A programação do Arraial da Assembleia inclui apresentações de diversos grupos de Bumba Meu Boi, danças tradicionais, shows musicais e quadrilhas. Cada noite trará atrações diferentes para entreter o público, proporcionando uma experiência junina única e animada. Com essa proposta, o Arraial da Assembleia busca promover a cultura e tradições maranhenses, valorizando as manifestações populares e oferecendo uma opção de lazer para a população durante as festividades juninas. Confira abaixo a programação: Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Assembleia Legislativa do MA (@assembleiama)

Gabinete Militar da Alema promove treinamento contra incêndio

Design sem nome   T

SÃO LUÍS, 12 de março de 2023 – Nesta segunda (12), a Divisão de Combate a Incêndio do Gabinete Militar promoveu um treinamento para o pessoal que trabalhará nas barracas do Arraial da Assembleia. O evento ocorrerá de quinta (15), a domingo (18), em um espaço montado no estacionamento da Assembleia. A Major Rosemary Azevedo, coordenadora da Divisão, explicou que o objetivo do curso é fornecer conhecimentos sobre prevenção e combate a princípios de incêndio. “O treinamento foi de grande importância, pois envolveu todas as pessoas que estarão trabalhando nas barracas do Arraial da Assembleia, para que saibam como agir caso ocorra um princípio de incêndio, incluindo o manuseio do equipamento de combate ao fogo, o extintor, que está presente em cada barraca”, afirmou. Segundo a coordenadora, toda a estrutura do Arraial da Assembleia está sendo montada e inclui 10 barracas para a comercialização de comidas típicas, um parquinho infantil, arquibancadas, palco para apresentações e uma área acessível. O Gabinete Militar está realizando um planejamento para promover a segurança do público. O treinamento também contou com a participação dos beneficiários do programa “Mais Renda” do Governo do Estado, que atuarão pela primeira vez no Arraial da Assembleia. Cada beneficiário, acompanhado por um responsável, ocupará um espaço próprio ao lado do palco e contará com um equipamento padronizado para vender produtos que não serão disponibilizados nas barracas. Dona Gilsa Dourado, uma das empreendedoras, estará vendendo cachorro-quente e viu no treinamento uma oportunidade para adquirir mais conhecimentos. “É uma chance de ampliar meus conhecimentos e empreender com segurança, sabendo como lidar com princípios de incêndio para garantir a segurança de todos”, afirmou.

Fernando Braide discute sobre benefícios de policiais penais

Design sem nome   T

SÃO LUÍS, 2 de junho de 2023 – O deputado estadual Fernando Braide (PSD) conduziu uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Maranhão nessa sexta (2) para discutir os benefícios dos policiais penais. A comissão de servidores ativos e aposentados da Polícia Penal do estado apresentou suas reivindicações, com destaque para a equiparação da aposentadoria especial dos servidores do sistema penitenciário maranhense. O debate, requerido pelo deputado estadual Leandro Bello (Podemos) e presidido por ele, centrou-se na aplicação da Lei Complementar nº 51/1985, que garante a aposentadoria especial aos policiais penais. Durante a audiência, Fernando Braide mencionou que outros estados já adotam esse benefício e enfatizou a importância de estender essa conquista aos policiais penais maranhenses. Ele ressaltou que o sistema penitenciário do Maranhão é reconhecido nacionalmente e que os servidores merecem o devido reconhecimento. O policial penal aposentado Cézar Bombeiro, representante da categoria, expressou sua gratidão ao deputado Fernando Braide pelo apoio e expressou confiança de que suas demandas serão levadas ao governador. A audiência pública contou com a presença de representantes de diferentes entidades, como o Sindicato dos Policiais Penais do Estado do Maranhão (SINPPEM), a Associação dos Policiais Penais do Maranhão (ASPPEM), o Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Maranhão (SINTSEP) e o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev).

Assembleia aprova antecipação da eleição para presidente

Design sem nome   T

SÃO LUÍS, 2 de junho de 2023 – A Assembleia Legislativa aprovou, em primeiro turno, o Projeto de Resolução que permite a antecipação da eleição da Mesa Diretora para o segundo biênio da legislatura. O autor do projeto é o deputado Antônio Pereira (PSB). A votação em segundo turno deve ocorrer na próxima semana. A medida garantirá a permanência da presidente Iracema Vale (PSB) por mais dois anos, no segundo biênio da atual legislatura. Antes prevista para ocorrer em fevereiro de 2025, a sucessão poderá ser realizada a partir de 16 de junho de 2023. Com a antecipação da eleição, Iracema Vale ficará à frente da Presidência da Assembleia por quatro anos consecutivos. Sua liderança ocorrerá em um momento crucial, com as eleições para governador, deputados, senadores e presidente da República, o que lhe dará um forte poder político. Isso pode impulsioná-la a buscar planos mais ambiciosos. Quanto à composição da Mesa Diretora para o biênio 2025/2026, ainda há negociações em andamento. Porém, especula-se nos bastidores que a composição será, em sua maioria, brandonista. Atualmente, o primeiro vice-presidente Rodrigo Lago é do PCdoB, um dos partidos aliados ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB).

Fernando Braide tem mais três projetos aprovados na CCJ

Design sem nome   T

SÃO LUÍS, 31 de maio de 2023 – A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou mais três projetos de lei de autoria do deputado estadual Fernando Braide (PSD) nessa quarta (31). Dois desses projetos têm como objetivo combater a pobreza no estado, promovendo a geração de empregos, renda e fortalecimento da economia maranhense, temas que o parlamentar defende desde sua campanha como forma de melhorar a qualidade de vida da população e impulsionar o desenvolvimento do estado. O Projeto de Lei n° 316/2023, que trata da Política Estadual de Crescimento e Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável do Maranhão, busca estabelecer metas para a erradicação da pobreza no estado, com foco na redução do analfabetismo escolar, mortalidade infantil e da população economicamente vulnerável. Além disso, propõe ações para impulsionar a geração de empregos, estimular o empreendedorismo e promover inovações tecnológicas. Outra proposta importante para o desenvolvimento econômico do Maranhão, aprovada também pela CCJ, é o Projeto de Lei n° 044/2023, que estabelece a Política Estadual de Geração de Emprego e Renda. Nesse projeto, o poder executivo terá a responsabilidade de implementar políticas públicas que estimulem as condições de trabalho e empregabilidade para os cidadãos maranhenses. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento econômico e social no estado, conforme destacado pelo deputado Fernando Braide. “Trabalhar para mudar a realidade do nosso estado é uma prioridade do nosso mandato. O Maranhão está frequentemente entre os estados com os piores índices de pobreza, e essa situação pode ser enfrentada por meio da geração de empregos e renda. Oferecer oportunidades para a população é a melhor maneira de garantir a sustentabilidade social dos maranhenses e promover o desenvolvimento econômico do nosso estado”, defendeu o parlamentar. A CCJ também aprovou o Projeto de Lei n° 301/2023, que reconhece o Instituto Batista Matos (IBM) como de utilidade pública. Essa instituição, criada em homenagem ao vereador Batista Matos, é reconhecida por sua atuação em ações de assistência social, cultura, educação, saúde, segurança alimentar, empreendedorismo e defesa dos valores universais para a comunidade da Alemanha, onde está situada.

Ministra pró-aborto recebe homenagem de deputados do MA

Design sem nome   T

São Luís, 25 de maio de 2023 – A Assembleia Legislativa do Maranhão concedeu nessa quinta (26) o Título de Cidadão Maranhense ao ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias e a Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman à ministra Sônia Guajajara, responsável pelos Povos Indígenas. No entanto, a concessão da Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman a ministra Cida Gonçalves, encarregada das questões relacionadas às Mulheres, gerou controvérsias entre os parlamentares em duas ocasiões ao longo desta semana. O deputado Rodrigo Lago (PCdoB), autor da homenagem à ministra Cida Gonçalves, destacou entre suas relevantes iniciativas a implementação da Casa da Mulher Brasileira no Maranhão, durante seu período como Secretária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. “É um reconhecimento da sociedade maranhense, especialmente do Poder Legislativo, que concede a ela a maior honraria desta Casa”, pontuou. No início do ano, após diplomação do presidente eleito, a ministra das Mulheres do governo Lula, Cida Gonçalves, declarou em entrevista à CNN que irá defender o direito ao aborto legal durante sua gestão. Ela destacou casos como o da menina de 11 anos que foi impedida de interromper a gestação após ter sido abusada sexualmente. A legislação brasileira atual permite o aborto em casos de estupro, risco de vida para a mulher e anencefalia fetal. A ministra ressaltou a importância de discutir a saúde pública da mulher, o acesso ao planejamento familiar e a saúde reprodutiva. Ela também mencionou a necessidade de maior participação das mulheres em todos os âmbitos e destacou o número de ministras no governo atual. A solene cerimônia foi conduzida pela presidente do Parlamento Estadual, deputada Iracema Vale (PSB), na presença do governador Carlos Brandão (PSB), parlamentares, autoridades e representantes indígenas.

Dia Internacional da Família é celebrado na Assembleia

Mical Damasceno

São Luís, 08 de maio de 2023 – Cânticos, louvores e orações deram o tom da tarde desta sexta-feira (19) no plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão por ocasião da sessão solene em alusão ao Dia Internacional da Família, realizada por iniciativa da deputada Mical Damasceno (PSD).   O Dia Internacional da Família, celebrado anualmente em 15 de maio, foi instituído por proposta da ONU, em 1994. A comemoração visa ressaltar a importância da família na estruturação do núcleo familiar e o seu papel na base da educação infantil. Participaram do evento pastores e missionários dos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Viana. A parlamentar destacou a importância da iniciativa assegurando que a família é o primeiro núcleo social da humanidade. “A família é a célula mater da sociedade e devemos sempre prevervá-la como Deus constituiu. Por meio do nosso mandato, temos lutado sempre pela manutenção do núcleo familiar. Essa é a nossa principal bandeira”, disse a parlamentar. O pastor Joaz Albuquerque Santos, da Assembleia de Deus do Cohatrac, parabenizou a deputada pela iniciativa, assegurando que ela sempre se posicionou em defesa dos valores familiares. “Essa sessão solene é muito importante, porque a família é tudo. É a base da sociedade e a deputada Mical Damasceno sempre esteve à frente na defesa dos valores familiares”, disse o líder religioso. De acordo com o pastor Luís Rios, da Assembleia de Deus da Vila Brasil, a sessão solene em alusão ao Dia Internacional da Família mostra a preocupação da deputada Mical Damasceno na busca pelo fortalecimento dos preceitos e valores familiares. Participaram do evento pastores e missionários dos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Viana “Só temos que glorificar a Deus em função de um momento tão bonito como esse, em que se busca exatamente mostrar a importância da família, principal célula da sociedade”, afirmou. Na concepção da pastora Joelsa Ferreira, da Assembleia de Deus Ministério Missão para Cristo, a iniciativa da deputada Mical Damasceno merece todos os louvores e aplausos. “A data, por si só, é muito  importante no calendário da humanidade e essa sessão  solene nos enche de alegria por estarmos aqui em um momento sagrado celebrando a família, mais importante núcleo social preconizado pelo nosso Senhor Jesus Cristo”, acrescentou.

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.