EDUARDO DP

Suspeito no caso de Juscelino articula candidatura da esposa

Compartilhe
Eduardo Juscelino
Personagem central da investigação que derrubou Juscelino Filho da cúpula do governo Lula, empresário Eduardo DP articula candidatura da esposa Larissa Torres.

MARANHÃO, 14 de abril de 2025 –  Personagem central da investigação que derrubou Juscelino Filho (União Brasil-MA) da cúpula do governo Lula (PT), o empresário Eduardo José Barros Costa, o Eduardo DP, tem ampliado contratos públicos de sua construtora e articula a candidatura da esposa, Larissa Torres, para a Câmara dos Deputados.

Para a Polícia Federal, Juscelino e o empresário desviaram verbas de obras de pavimentação bancadas por emendas apresentadas pelo próprio ex-ministro das Comunicações quando ele ainda não integrava o governo. Ele é deputado federal.

A empresa Construservice, da qual DP é sócio oculto, teria sido usada no esquema, diz a investigação.

Juscelino foi denunciado pela PGR (Procuradoria-Geral da República) no mesmo caso e deixou o comando das Comunicações na terça (8). Ele reassumiu o cargo de deputado e diz ser alvo de uma “maratona de factoides”.

Inscreva-se e não perca as notícias

No começo do ano, Eduardo DP anunciou que a esposa será candidata em 2026, sob o nome Larissa DP. Em entrevistas à imprensa local, eles afirmaram que o MDB deve abrigá-la.

Nas semanas seguintes, o casal patrocinou blocos de Carnaval no interior do Maranhão para promover a candidatura. Os dois também disseram que vão participar da entrega de peixes durante a Semana Santa para famílias de Codó.

Eduardo DP costuma articular candidaturas no interior do Maranhão e tem o apoio cobiçado, dizem deputados federais e estaduais ouvidos pela Folha. Ele se afastou, porém, dos palanques depois de ter sido preso por quatro dias em 2022 na operação da PF que apurou desvios de emendas.

A entrada de Larissa pode desagradar o grupo político de Juscelino, ainda segundo autoridades que acompanham a política maranhense. Isso porque Eduardo DP estaria costurando alianças em Vitorino Freire (MA), cidade diversas vezes governada por parentes do deputado, com uma ala da família que rompeu politicamente com ele.

Em nota, a defesa de Juscelino afirma que “o oferecimento de uma denúncia não implica em culpa, nem pode servir de instrumento para o MP [Ministério Público] pautar o país”. “O julgamento cabe ao STF, em quem Juscelino Filho confia que rejeitará a peça acusatória diante da sua manifesta ausência de provas”, afirmou ainda a defesa.

A mesma nota diz que o ex-ministro “limitou-se a indicar emendas parlamentares para custear a realização de obras”, enquanto os processos de licitação e execução da obra “são de competência exclusiva do Poder Executivo”.

Continue lendo…

Compartilhe

Leia mais

Deputado 8 de janeiro

NOTA PÚBLICA

Aluísio Mendes emite nota e reafirma apoio à anistia
Deputado 8 de janeiro

NOTA PÚBLICA

Aluísio Mendes emite nota e reafirma apoio à anistia

Maranhão infraestrutura

INFRAESTRUTURA

Mais de 20% vivem sem pavimentação no Maranhão, diz IBGE
Maranhão infraestrutura

INFRAESTRUTURA

Mais de 20% vivem sem pavimentação no Maranhão, diz IBGE

Anistia maranhense

VAI E VOLTA

Maranhense recua e depois volta a apoiar urgência da anistia
Anistia maranhense

VAI E VOLTA

Maranhense recua e depois volta a apoiar urgência da anistia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.