SÃO LUÍS

STF rejeita recurso e mantém promoção para servidores de SLZ

Compartilhe
STF Fux
STF negou recurso da Procuradoria do Município contra decisão que garante a promoção dos servidores da Prefeitura sem necessidade de avaliação de desempenho.

BRASÍLIA, 14 de março de 2025 – O Supremo Tribunal Federal (STF) negou recurso da Procuradoria Geral do Município (PGM) contra decisão que garante a promoção dos servidores da Prefeitura de São Luís sem necessidade de avaliação de desempenho.

A decisão foi mantida pelo ministro Luiz Fux, que rejeitou o pedido da PGM para anular o acórdão do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). O processo teve como base a Lei Municipal Nº 4.616/2006, que regula o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos servidores municipais.

A ação foi movida pelo Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de São Luís (Sinfusp-SL), que solicitou o direito à promoção e o pagamento das diferenças salariais retroativas. O pedido foi acatado em primeira instância pelo juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, em 2022.

A Prefeitura recorreu ao TJMA, que manteve a decisão favorável aos servidores. Com a derrota, a PGM acionou o STF, alegando violação de dispositivos da Constituição Federal e sustentando a necessidade de avaliação para concessão da promoção funcional.

Ao analisar o caso, o ministro Luiz Fux decidiu pela rejeição do agravo interposto pela PGM. Em seu despacho, publicado na segunda (10), ele destacou que a falta de avaliação de desempenho devido à inércia da administração não caracteriza ofensa direta à Constituição.

Com base no artigo 932, inciso VIII, do Código de Processo Civil de 2015, e no artigo 21, § 1º, do Regimento Interno do STF, Fux manteve a decisão do TJMA.

Além disso, determinou a majoração de 10% nos honorários advocatícios em desfavor da parte recorrente, conforme o artigo 85, § 11, do Código de Processo Civil.

Compartilhe

Leia mais

JEITINHO

Barroso levou namorada em avião da FAB a Roma

JEITINHO

Barroso levou namorada em avião da FAB a Roma

SKY Imposto

IMPOSTO ADICIONAL

Justiça confirma cobrança de ICMS adicional sobre a SKY
SKY Imposto

IMPOSTO ADICIONAL

Justiça confirma cobrança de ICMS adicional sobre a SKY

PF Empresa

EMPRESA INVESTIGADA

Governo Lula fecha contrato milionário com firma alvo da PF
PF Empresa

EMPRESA INVESTIGADA

Governo Lula fecha contrato milionário com firma alvo da PF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.