DECISÃO

STF rejeita recurso e mantém demolição de condomínio em SL

Compartilhe
STF Decisão
Também são réus do STF a Empresa Maranhense de Administração de Recursos Humanos e Negócios Públicos (Emarph), o Governo do Estado e construtora Vila do Conde.

SÃO LUÍS, 08 de abril de 2025 –  O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, negou seguimento ao recurso extraordinário interposto pela Monteplan Engenharia.

A empresa tentava anular decisão do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), que manteve a sentença determinando a demolição do Condomínio Novo Anil, localizado na Rua Estevão Braga, bairro Cohab, em São Luís.

A decisão atende a uma ação movida pelo Ministério Público do Maranhão em 2014. O processo aponta que os prédios do condomínio foram erguidos de forma irregular em área pública.

Além da Monteplan, também são réus no caso a Empresa Maranhense de Administração de Recursos Humanos e Negócios Públicos (Emarph), o Governo do Estado e a construtora Vila do Conde.

Em sua defesa, a Monteplan alegou que adquiriu o imóvel por meio de contrato válido, com parecer favorável da Procuradoria Geral do Estado, e que já havia decisão judicial anterior sobre o caso. A empresa também defendeu a aplicação da teoria do fato consumado, considerando o tempo transcorrido e a ocupação estabilizada.

A construtora argumentou ainda que o terreno não configura área verde ou institucional, e solicitou a intimação das famílias residentes, com base no princípio da boa-fé, no contraditório e no direito à propriedade.

Barroso, no entanto, explicou que o recurso não pode ser admitido, pois exigiria reavaliação de fatos e provas, o que é vedado em sede de recurso extraordinário, conforme a Súmula 279 do STF.

O ministro também determinou a majoração de 10% nos honorários advocatícios fixados pelas instâncias anteriores, conforme o artigo 85, §11, do Código de Processo Civil.

Compartilhe

Leia mais

JEITINHO

Barroso levou namorada em avião da FAB a Roma

JEITINHO

Barroso levou namorada em avião da FAB a Roma

SKY Imposto

IMPOSTO ADICIONAL

Justiça confirma cobrança de ICMS adicional sobre a SKY
SKY Imposto

IMPOSTO ADICIONAL

Justiça confirma cobrança de ICMS adicional sobre a SKY

PF Empresa

EMPRESA INVESTIGADA

Governo Lula fecha contrato milionário com firma alvo da PF
PF Empresa

EMPRESA INVESTIGADA

Governo Lula fecha contrato milionário com firma alvo da PF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.