opções

HOMOFOBIA

Soldado da PM que denunciou homofobia morre em São Luís

Compartilhe
PM Bullying
O soldado Carlos Bahia, de 31 anos, havia denunciado ter sido vítima de agressão e homofobia por parte de outros militares da corporação.

SÃO LUÍS, 10 de agosto de 2023 – O soldado Carlos Bahia, de 31 anos, faleceu nas primeiras horas desta quinta (10) no Hospital Carlos Macieira, em São Luís. O policial estava internado em um hospital em Açailândia desde a semana anterior e foi transferido para a capital após aguardar cinco dias por transporte aéreo.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que a causa do falecimento do PM está em investigação pelo Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) do Instituto Médico Legal (IML). O soldado Bahia, que servia no 26º Batalhão da Polícia Militar em Açailândia, havia denunciado ter sido vítima de agressão e homofobia por parte de outros militares da corporação.

Ele registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil, realizou exame de corpo de delito e notificou o Ministério Público. Além disso, no dia 27 de junho, assinou um termo denunciando o caso ao comando da Polícia Militar e buscou auxílio junto ao Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Açailândia.

O caso chamou a atenção de entidades que agora pressionam por uma punição mais severa aos responsáveis. Além das alegações de discriminação dentro da unidade militar, os abusos também ocorreram no ambiente da residência do policial, onde ele foi agredido e teve sua casa revistada sob a alegação de ter abandonado o posto de serviço para um encontro íntimo.

A comunidade LGBTQIA+ de Açailândia expressou luto pela morte do soldado Bahia. Enquanto isso, a Secretaria de Estado da Saúde anunciou a abertura de um procedimento administrativo para investigar a denúncia e divulgou comunicado informando que a causa do óbito está sendo apurada.

A Polícia Militar do Maranhão (PMMA) também emitiu uma nota lamentando a perda do soldado Carlos Bahia e expressando seus sentimentos aos familiares e amigos.

“A Polícia Militar do Maranhão através do 26° Batalhão de Polícia Miltar com imensa tristeza, manifesta pesar diante do falecimento Soldado Carlos Bahia Santos.

A Corporação, enlutada, roga a Deus que, em sua misericórdia, conforte os corações da família e dos amigos neste momento de profunda e imensurável dor.”

Compartilhe

Leia mais

Gênero Eleições

LEVANTAMENTO

Cota de gênero é descumprida em 700 municípios
Gênero Eleições

LEVANTAMENTO

Cota de gênero é descumprida em 700 municípios

Balsas decisão

DECISÃO

Júri de Balsas condena homem a mais de 100 anos de prisão
Balsas decisão

DECISÃO

Júri de Balsas condena homem a mais de 100 anos de prisão

Incêndio Brasil

INCÊNDIOS

Área queimada no Brasil cresce 150% em 2024, diz MapBiomas
Incêndio Brasil

INCÊNDIOS

Área queimada no Brasil cresce 150% em 2024, diz MapBiomas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.