GOLPE SINDICAL

Sindicato propôs flexibilizar descontos em outros benefícios

Compartilhe
Sindicato Lula
Sindicato ligado a Frei Chico, irmão de Lula, propôs ao Ministério da Previdência descontar mensalidades diretamente de programas como Bolsa Família e BPC.

BRASIL, 23 de junho de 2025 –  O Sindicato Nacional de Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), que tem Frei Chico, irmão do presidente Lula, como vice-presidente, solicitou ao governo federal, em janeiro de 2023, a flexibilização de regras para descontar mensalidades associativas em benefícios sociais.

A proposta, enviada ao então ministro da Previdência, Carlos Lupi, incluía a permissão para cobranças em programas como Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC), atualmente proibidas.

Após a morte do então presidente João Batista Inocentini, em agosto de 2023, Milton Cavalo assumiu a liderança da entidade, enquanto Frei Chico tornou-se vice em 2024. O Sindnapi afirmou que os pedidos iniciais não estão relacionados ao aumento nos descontos, que atingiram patamares recordes nos primeiros anos do governo Lula.

Além disso, o sindicato é alvo da Operação Sem Desconto, da Polícia Federal, que investiga irregularidades e levou à exoneração de Lupi e do ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto. Autorizada a fazer descontos há mais de uma década, a entidade viu seu número de filiados saltar de 170 mil para 420 mil entre 2021 e 2023.

No mesmo período, sua receita anual subiu de R$ 41 milhões para R$ 149 milhões, segundo auditoria do TCU.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x