
BRASIL, 23 de junho de 2025 – O Sindicato Nacional de Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), que tem Frei Chico, irmão do presidente Lula, como vice-presidente, solicitou ao governo federal, em janeiro de 2023, a flexibilização de regras para descontar mensalidades associativas em benefícios sociais.
A proposta, enviada ao então ministro da Previdência, Carlos Lupi, incluía a permissão para cobranças em programas como Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC), atualmente proibidas.
Após a morte do então presidente João Batista Inocentini, em agosto de 2023, Milton Cavalo assumiu a liderança da entidade, enquanto Frei Chico tornou-se vice em 2024. O Sindnapi afirmou que os pedidos iniciais não estão relacionados ao aumento nos descontos, que atingiram patamares recordes nos primeiros anos do governo Lula.
Além disso, o sindicato é alvo da Operação Sem Desconto, da Polícia Federal, que investiga irregularidades e levou à exoneração de Lupi e do ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto. Autorizada a fazer descontos há mais de uma década, a entidade viu seu número de filiados saltar de 170 mil para 420 mil entre 2021 e 2023.
No mesmo período, sua receita anual subiu de R$ 41 milhões para R$ 149 milhões, segundo auditoria do TCU.