SÃO LUÍS, 25 de março de 2024 – A greve geral dos trabalhadores técnico-administrativos em Educação na UFMA já impacta os serviços internos da universidade em apenas uma semana de mobilização.
A Diretoria Integrada de Bibliotecas suspendeu empréstimos e devoluções de livros durante o movimento. Aulas práticas dos estudantes também podem ser suspensas devido à paralisação dos técnicos. Apenas serviços essenciais continuarão sendo oferecidos conforme a legislação de greve.
Nesta segunda (25), os técnicos programaram uma mobilização desde às 7h30 na entrada principal da Cidade Universitária Dom Delgado (Campus do Bacanga) em defesa de suas reivindicações.
Entre as demandas, estão reajuste salarial, reestruturação do Plano de Carreiras, aumento da coparticipação do Governo Federal na assistência saúde dos servidores, rejeição da PEC 32/2020 – Reforma Administrativa, restauração dos orçamentos da Educação e Saúde reduzidos durante a pandemia, aumento nos investimentos em assistência estudantil e equiparação de benefícios com outras carreiras do SPF, além de jornada de 30 horas para todos.
Segundo a Federação dos Trabalhadores em Educação – FASUBRA, que coordena o movimento grevista nacionalmente, 59 universidades e 4 institutos federais estão com atividades paralisadas em todo o país.
Também foi programado um movimento para a terça (26). Este, por sua vez, será na entrada do Hospital Universitário HUUFMA Unidade Presidente Dutra, às 7h30.