
CAXIAS, 05 de abril de 2025 – Fábio Gentil (PP), atual secretário de Agricultura do Maranhão, e os deputados Cláudia Coutinho (PDT) e Adelmo Soares (PSB) estão entre os dez réus em uma ação civil pública movida pelo MP-MA em 2008.
De acordo com informações do blog do Isaías Rocha, o caso investiga irregularidades no uso da cota parlamentar durante seus mandatos como vereadores em Caxias, encerrados há 17 anos.
A ação teve início após o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) rejeitar as contas do então presidente da Câmara, Ironaldo Alencar, referentes a 2007. O Ministério Público identificou supostas irregularidades nos pagamentos de indenizações por despesas parlamentares de todos os acusados.
Em setembro de 2021, o juiz Sidarta Gautama solicitou ao TCE-MA cópia integral do processo administrativo nº 3383/2007, mas não obteve resposta.
Diante do silêncio, o atual titular da 1ª Vara Cível de Caxias, Ailton Lima, intimou as partes em fevereiro para apresentarem suas provas no prazo de 15 dias.