SÃO LUÍS, 10 de junho de 2024 – A cidade de São Luís será o cenário da próxima reunião do Grupo de Trabalho de Economia Digital (DEWG) do G20, marcada para acontecer entre os dias 10 e 13 de junho.
Reconhecida por sua arquitetura colonial e rica tradição cultural, a capital maranhense servirá como palco para debates globais sobre economia digital, centralizando discussões propostas pelo Brasil, presidente do G20 em 2024.
Os debates incluirão temas como inclusão digital, conectividade universal, integridade da informação, confiança no ambiente digital, governança de dados, cibersegurança e a proteção das crianças no ambiente
O evento começa nesta segunda (10), com um seminário sobre segurança na economia digital.
A cerimônia de abertura contará com a presença do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Marcos Antônio Amaro Dos Santos, e do ministro do Esporte, André Fufuca.
A programação do primeiro dia incluirá cinco painéis temáticos: políticas e estratégias nacionais de cibersegurança, segurança digital para conectividade, conscientização sobre segurança digital, impacto das tecnologias emergentes na segurança digital e segurança de plataformas governamentais.
Na terça (11) de junho, os delegados do G20 participarão de uma reunião seguida de um evento paralelo sobre investimentos em infraestruturas digitais.
Quarta (12), contará com dois painéis: um sobre habilidades de leitura, escrita e proteção de dados, e outro sobre regulação e governança de dados. O evento encerrará na quinta (13) com uma reunião final dos delegados do G20.
O Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20 foi criado em 2017, e desde sua primeira menção em 2015, a pauta da economia digital tem evoluído, especialmente após a pandemia de COVID-19, que ressaltou a importância das tecnologias digitais e os desafios das desigualdades digitais.