SÃO LUÍS, 24 de julho de 2024 – O Sampaio Basquete perdeu a oportunidade de conquistar o tetracampeonato da Liga Nacional de Basquete Feminino (LBF) nesta terça (23) de julho. A equipe foi derrotada pelo Sesi Araraquara, atual campeã, por 72 a 65, no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís.
A final foi decidida em cinco jogos. O Sampaio Basquete venceu os dois primeiros, mas perdeu os três últimos. Com essa derrota, o time maranhense soma agora três títulos e três vices na LBF. O Sesi Araraquara havia vencido a LBF no ano passado contra o próprio Sampaio.
Fundado em 2015 por Murilo Dias, o Sampaio Basquete foi criado com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Maranhão e patrocinado pela Equatorial Energia com R$ 1,8 milhão por ano.
O Sampaio Basquete é mantido pelo patrocínio da Equatorial Energia, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.
A edição de 2024 da LBF teve 11 equipes, com o Sampaio sendo o único representante das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Os outros participantes foram Corinthians, AD Santo André, Bax Catanduva, Ituano, Ponta Grossa, Pontz São José, Sodiê Mesquita, Unimed Campinas e Unisociesc/Blumenau, além do Sesi Araraquara.
A derrota é vista por alguns como um adiamento de um sonho e a possibilidade de garantir mais recursos no próximo ano, em um campeonato com pouco apelo e poucas equipes dispostas a pagar o alto preço para participar.
Enquanto isso, os clubes de futebol maranhense enfrentam dificuldades devido à falta de apoio governamental.