CONSELHO DE ÉTICA

Relator apresenta parecer sobre denúncia contra Márcio Jerry

Compartilhe
Jerry e Zanatta
Na mesma sessão, o deputado João Leão deu parecer favorável à punição da deputada Carla Zambelli, acusada de ter xingado Duarte Júnior.

BRASÍLIA, 03 de agosto de 2023 – O deputado Ricardo Maia (MDB-BA), que é o relator do caso, pediu o arquivamento de uma ação contra o deputado Federal Márcio Jerry (PCdoB-MA) no Conselho de Ética da Câmara.

Jerry é acusado pela deputada Júlia Zanatta (PL-SC) de tê-la assediado ao pegá-la pela cintura e aproximar o rosto de seu pescoço durante uma audiência na Comissão de Segurança Pública da Câmara em abril. O deputado do PCdoB nega a acusação, afirmando que apenas falava no ouvido dela.

No parecer, Ricardo Maia avaliou que a atuação de Márcio Jerry teve como objetivo defender a deputada Lídice da Mata (PSB-BA) durante uma discussão com Júlia Zanatta. Segundo o relator, a intenção de Jerry era permitir que Júlia compreendesse o que estava sendo dito, considerando o ambiente tumultuado da audiência.

O relator destacou que o ato de Jerry está relacionado à proteção das opiniões, palavras e votos proferidos por parlamentares, e que não houve intenção de dolo ou condutas criminosas, como importunação sexual e violência política de gênero.

Em resposta, Júlia Zanatta criticou o parecer do relator e questionou se ele teria a mesma opinião se a situação fosse com sua mulher ou filha. A deputada ressaltou que Jerry nunca a procurou para pedir desculpas pelo ocorrido.

“Quero começar perguntando ao nobre relator, peço permissão para discordar, se fosse com sua mulher, com sua filha, se o senhor teria a mesma opinião […] Essa casa não é balada, não é cabaré de Salvador. Mesmo se fosse, nenhum homem tem o direito de se aproximar de uma mulher daquela forma. Esse cara que está aqui atrás nunca veio me procurar para pedir desculpas”, declarou a parlamentar.

Na mesma sessão do Conselho de Ética, o deputado João Leão (PP-BA) deu parecer favorável à punição da deputada Carla Zambelli (PL-SP) em outra representação feita pelo PSB. Zambelli é acusada de ter xingado o deputado Duarte Júnior (PSB-MA) durante a mesma audiência em que Márcio Jerry é acusado de assédio.

A votação dos pareceres não foi realizada na sessão. Além disso, Carla Zambelli teve seu gabinete na Câmara alvo de mandado de busca e apreensão da Polícia Federal no mesmo dia. A parlamentar é investigada por suspeita de tentar burlar o sistema eletrônico de votação.

Compartilhe

Leia mais

IBGE Pesquisa

PESQUISA

IBGE: Saneamento básico precário afeta indígenas no Maranhão
IBGE Pesquisa

PESQUISA

IBGE: Saneamento básico precário afeta indígenas no Maranhão

Brasil êxodo

ÊXODO

Migração de cubanos para o Brasil atinge recorde histórico
Brasil êxodo

ÊXODO

Migração de cubanos para o Brasil atinge recorde histórico

Policial crime

CRIME

Policial reformado é preso suspeito de estuprar adolescente
Policial crime

CRIME

Policial reformado é preso suspeito de estuprar adolescente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.