opções

INCÊNDIOS

Queimadas na Amazônia em 2024 já superam total de 2023

Compartilhe
Amazônia Incêndio
Dados do Inpe mostram que focos de calor na Amazônia neste ano ultrapassam os números registrados em todo o ano anterior. Seca e El Niño agravam situação.

BRASIL, 27 de setembro de 2024 – A Amazônia já contabilizou mais queimadas em 2024 do que em todo o ano de 2023, conforme relatório do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Até quarta (25), foram identificados 102.993 focos de calor, superando os 98.646 de 2023.

Setembro já é o mês com o maior número de queimadas em 2024, com 39.804 focos registrados, ultrapassando a média histórica de 32,2 mil.

CONTEXTO HISTÓRICO

O monitoramento do Inpe começou em junho de 1998. O recorde de queimadas ocorreu em 2004, com 218.637 focos. Este ano, o período entre janeiro e agosto registrou 63.189 incidentes, mais que o dobro do mesmo período em 2023, que contabilizou 31.489 focos.

Espera-se que as queimadas diminuam em outubro, com o fim do verão amazônico e o retorno das chuvas, que historicamente reduzem os incêndios.

A seca extrema, agravada pelo fenômeno El Niño, é apontada como um dos fatores que intensificaram as queimadas. Segundo o Monitor de Secas do Cemaden, em agosto, 3.978 municípios brasileiros enfrentavam algum grau de seca.

Especialistas associam o fenômeno climático à redução de chuvas no Norte e Nordeste do país.

Ane Alencar, diretora de Ciência do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), explicou ao portal Metrópoles que o El Niño de 2023 foi severo, ampliando o impacto da estiagem.

AÇÃO INSUFICIENTE DO GOVERNO

Além das condições climáticas, o governo federal reconheceu falhas no combate às queimadas. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, admitiu na segunda (23), que as medidas implementadas não foram suficientes.

Marina também enfrenta críticas dentro do governo e do Congresso, sendo acusada de ineficiência operacional. Parlamentares destacam que sua atuação tem sido mais simbólica do que prática, e que o Congresso, em sua maioria, é contrário às pautas ambientais defendidas pela ministra.

Compartilhe

Leia mais

Dino decisão

DECISÃO

Dino proíbe município de pagar honorário de êxito a advogado
Dino decisão

DECISÃO

Dino proíbe município de pagar honorário de êxito a advogado

Castelinho Condenação

CONDENAÇÃO

Justiça obriga Governo do MA a reformar Ginásio Castelinho
Castelinho Condenação

CONDENAÇÃO

Justiça obriga Governo do MA a reformar Ginásio Castelinho

Brandão Eleições

ELEIÇÕES

Orleans Brandão visa candidatura a deputado federal em 2026
Brandão Eleições

ELEIÇÕES

Orleans Brandão visa candidatura a deputado federal em 2026

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.