SÃO LUÍS, 15 de agosto de 2024 – Após as convenções partidárias, um levantamento do Portal G1 indicou que os partidos PL e PT, apesar de estarem em lados opostos no cenário nacional, estarão juntos em apenas uma capital nas eleições de 2024: São Luís.
As duas legendas, que detêm as maiores parcelas do Fundo Eleitoral de 2024 (R$ 887 milhões para o PL e R$ 620 milhões para o PT), serão adversárias em 25 das 26 capitais brasileiras.
Em São Luís, o PL e o PT decidiram apoiar o deputado federal Duarte Júnior, do PSB, partido do atual vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. Essa aliança única na capital maranhense contrasta com o posicionamento dos dois partidos em outras regiões.
O PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, lançará candidaturas próprias em 14 capitais, enquanto o PT, do presidente Lula, terá candidatos próprios em 13 capitais.
Curiosamente, na única capital onde PT e PL compartilham palanque, o candidato pertence ao PSB, que não lidera nenhuma das legendas. Ainda, vale lembrar que nas eleições municipais de 2020, nem PL nem PT conseguiram eleger prefeitos em capitais brasileiras.
Duarte Júnior já manifestou a expectativa de contar com apoio explícito do presidente Lula, seja por meio de vídeos de campanha ou da participação em um comício previsto para setembro.
Por outro lado, Bolsonaro deve apoiar o deputado estadual Yglesio Moyses (PRTB) na disputa pela prefeitura de São Luís.