
MARANHÃO, 8 de outubro de 2025 – O partido Progressistas afastou o ministro André Fufuca de todas as decisões partidárias e do cargo de vice-presidência nacional.
A medida, tomada nesta quarta (8), ocorreu porque Fufuca não acompanhou orientação da Executiva Nacional da legenda ao decidir permanecer no Ministério do Esporte. Dessa forma, a cúpula do partido reforça seu posicionamento contrário à participação no atual governo federal.
Além do afastamento das funções nacionais, a Direção Nacional do Progressistas também determinará uma intervenção no diretório estadual do Maranhão. Consequentemente, o ministro André Fufuca será removido do comando da legenda no estado.
A nota oficial do partido, assinada pelo presidente Ciro Nogueira, reitera que o Progressistas não integra e não integrará o atual governo Lula. O comunicado finaliza afirmando que a agremiação não possui qualquer identificação ideológica ou programática com a administração federal.
Nesta segunda, Fufuca participou de evento ao lado do presidente Lula, em Imperatriz. Na oportunidade, o Ministro dos Esportes afirmou: “Eu estou com Lula”.







