
BRASÍLIA, 03 de outubro de 2025 – O deputado federal e atual ministro dos Esportes, André Fufuca (PP), recebeu um novo prazo para deixar o comando da pasta, conforme anunciou o presidente nacional do PP, Ciro Nogueira. A saída está prevista para a próxima terça (7).
O prazo inicial para a desocupação do cargo era 1º de outubro. Posteriormente, foi adiado para domingo (5). Entretanto, Nogueira confirmou nesta semana que o afastamento ocorrerá apenas na terça-feira. “Vai sair, vai sair”, declarou o dirigente partidário.
A pressão aumentou após a saída oficial de Celso Sabino (União Brasil) do Ministério do Turismo. O desligamento ocorreu na quinta-feira (2), durante cerimônia com o presidente Lula (PT), em Belém, no Pará.
A mudança acontece em meio à criação da Federação União Progressista, formada pelo União Brasil e o PP. Com isso, foi estabelecido que filiados aos partidos deixassem os cargos ocupados no Governo Federal.
Apesar da determinação, aliados indicam que Fufuca busca permanecer no cargo até abril de 2026, prazo final para a desincompatibilização exigida aos que disputarão as eleições municipais do próximo ano.







