SÃO LUÍS, 17 de abril de 2024 – O corregedor nacional do Ministério Público, Angelo Farias da Costa, encaminhou ao plenário do CNMP, no início do mês, um voto pela abertura de um processo administrativo disciplinar (PAD) contra o promotor Zanony Passos Filho, do MP do Maranhão, acusado de extorsão pelo presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Paulo Victor (PSB).
No despacho, ele também sugere que o colegiado afaste o membro do MP maranhense por mais 180 dias (duas penas de 90 dias) e não descarta até mesmo a perda do cargo, condicionada a possível interposição de ação penal pela Procurador Geral de Justiça do Maranhão (PGJ-MA).
Um correição extraordinária também deve ser realizada na 4ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa, comandada por Passos, a fim de se verificar a regularidade da atuação do promotor em procedimentos e processos de sua atribuição. O caso já está em análise pelos membros do conselho.
Zanony já havia sido cautelarmente afastado do cargo pelo CNMP, em janeiro deste ano, na esteira de uma reclamação disciplinar protocolada por Paulo Victor depois de este denunciar, em discurso no Legislativo municipal, que vinha sendo vítima de extorsão por parte do membro do MPMA. Zanony sempre negou as acusações.
Uma resposta
Engraçado esse caso envolvendo zanony e paulo victor. O promotor afastado e paulo victor lépido e fagueiro como se fosse vítima. O caso é patente de corrupção passiva. Eita Maranhão/Brasil.