DECISÃO
CNMP afasta promotor Zanony após denúncias de extorsão
Por linharesjr.com.br • 16/01/2024
Compartilhe
Promotor Zanony
Conselho Nacional do Ministério Público decidiu pelo afastamento após acusações feitas pelo presidente da Câmara Municipal de São Luís.

SÃO LUÍS, 16 de janeiro de 2024 – O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) decidiu, nesta terça (16), afastar o promotor de justiça Zanony Passos Silva Filho. A decisão ocorreu após denúncias de tentativa de extorsão feitas pelo presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor.

O promotor ocupava o cargo de titular da 35ª Promotoria de Justiça Especializada, sendo responsável pela promotoria de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa.

Paulo Victor, em sua reclamação disciplinar ao CNMP, acusou Zanony Filho de extorsão durante o exercício de suas funções. Alegando condutas ilegais e criminosas, o presidente da Câmara solicitou o afastamento do promotor do cargo.

O pedido incluiu a instauração de um processo administrativo disciplinar e uma medida liminar para o afastamento.

Na representação, Paulo Victor narrou uma operação realizada na Câmara Municipal quatro meses antes, visando investigar a destinação de emendas parlamentares.

Ele afirmou que, após um ano de relação amistosa, o promotor passou a fazer ameaças e exigir cargos na Câmara. Paulo Victor destacou que, apesar da dificuldade do tema, confia na justiça para resolver o caso.

O presidente da Câmara relatou que Zanony enviou listas de pessoas a serem nomeadas e, ao cobrar a nomeação, passou a ameaçar diariamente. Destacou também que Zanony solicitou envio de valores a uma entidade e pediu investigação sobre repasses à mesma.

O promotor chegou a entrar com ação contra vários vereadores, incluindo pedido de prisão, busca e apreensão, perda de mandato e sequestro de bens.

A corregedora Themis Pacheco de Carvalho, cumprindo a decisão do CNMP, encaminhou o ofício à Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão, e o promotor já está afastado do cargo.

Compartilhe
23/04/2024
REAÇÃO
Adepol divulga nota de repúdio contra remoção de delegado
23/04/2024
QUINTO CONSTITUCIONAL
Lista tríplice do Ministério Público será definida nessa quarta (24)
23/04/2024
ASSEMBLEIA
Deputado propõe revogação de título a Geraldo Alckmin no MA

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda