DECISÃO

CNMP afasta promotor Zanony após denúncias de extorsão

Compartilhe
Promotor Zanony
Conselho Nacional do Ministério Público decidiu pelo afastamento após acusações feitas pelo presidente da Câmara Municipal de São Luís.

SÃO LUÍS, 16 de janeiro de 2024 – O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) decidiu, nesta terça (16), afastar o promotor de justiça Zanony Passos Silva Filho. A decisão ocorreu após denúncias de tentativa de extorsão feitas pelo presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor.

O promotor ocupava o cargo de titular da 35ª Promotoria de Justiça Especializada, sendo responsável pela promotoria de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa.

Paulo Victor, em sua reclamação disciplinar ao CNMP, acusou Zanony Filho de extorsão durante o exercício de suas funções. Alegando condutas ilegais e criminosas, o presidente da Câmara solicitou o afastamento do promotor do cargo.

O pedido incluiu a instauração de um processo administrativo disciplinar e uma medida liminar para o afastamento.

Na representação, Paulo Victor narrou uma operação realizada na Câmara Municipal quatro meses antes, visando investigar a destinação de emendas parlamentares.

Ele afirmou que, após um ano de relação amistosa, o promotor passou a fazer ameaças e exigir cargos na Câmara. Paulo Victor destacou que, apesar da dificuldade do tema, confia na justiça para resolver o caso.

O presidente da Câmara relatou que Zanony enviou listas de pessoas a serem nomeadas e, ao cobrar a nomeação, passou a ameaçar diariamente. Destacou também que Zanony solicitou envio de valores a uma entidade e pediu investigação sobre repasses à mesma.

O promotor chegou a entrar com ação contra vários vereadores, incluindo pedido de prisão, busca e apreensão, perda de mandato e sequestro de bens.

A corregedora Themis Pacheco de Carvalho, cumprindo a decisão do CNMP, encaminhou o ofício à Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão, e o promotor já está afastado do cargo.

Compartilhe

Leia mais

Codó Cassação

CASSAÇÃO

Câmara Municipal de Codó cassa mandato de Zé Francisco
Codó Cassação

CASSAÇÃO

Câmara Municipal de Codó cassa mandato de Zé Francisco

Acidentes Maranhão

MARANHÃO

Sete pessoas morrem e 13 ficam feridas em acidentes no MA
Acidentes Maranhão

MARANHÃO

Sete pessoas morrem e 13 ficam feridas em acidentes no MA

Água protesto

CIDADE OPERÁRIA

Moradores protestam contra aumento nas contas de água
Água protesto

CIDADE OPERÁRIA

Moradores protestam contra aumento nas contas de água

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.