FELIPE DOS PNEUS

Prefeito vira réu e pode ser condenado a 50 anos de prisão

Compartilhe
Prefeito Felipe
O prefeito de Santa Inês, Felipe dos Pneus (PP), tornou-se réu por organização criminosa, lavagem de dinheiro, fraude em licitação e crime de responsabilidade.

SANTA INÊS, 16 de janeiro de 2025 – O prefeito de Santa Inês, Felipe dos Pneus (PP), tornou-se réu por organização criminosa, lavagem de dinheiro, fraude em licitação e crime de responsabilidade.

A decisão foi tomada pelo desembargador Nilo Ribeiro, da Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão, com base em denúncia do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), no âmbito da Operação Tríade.

De acordo com o despacho, a acusação foi aceita após o Gaeco apresentar provas como movimentações financeiras suspeitas, mensagens de WhatsApp e documentos apreendidos.

Esses elementos indicam, segundo o órgão, a existência de uma organização criminosa que utilizava empresas para fraudar licitações na Prefeitura de Santa Inês, promovendo desvios de recursos públicos.

Os desvios, estimados em mais de R$ 55 milhões, afetaram serviços essenciais como a compra de medicamentos e materiais de saúde. As investigações também contaram com informações compartilhadas pela Polícia Federal na Operação Free Rider, deflagrada um ano antes.

OPERAÇÃO TRÍADE E SEUS RÉUS

A Operação Tríade, deflagrada em 2023 durante o primeiro mandato de Felipe dos Pneus, resultou no afastamento temporário do prefeito, que retomou o cargo por decisão judicial e foi reeleito em 2024. Além do prefeito, outras 13 pessoas se tornaram rés no processo, incluindo empresários, familiares e articuladores do suposto esquema.

Entre eles estão Welker Carlos Rolim, Antônio Francisco Rocha de Abreu, e parentes do prefeito, como Thalihina Rodrigues de Carvalho e Antônio Barbosa de Carvalho, respectivamente irmã e pai do gestor.

O Gaeco afirma que o dinheiro desviado foi lavado através de contratos superfaturados e propinas. O esquema teria causado um impacto direto na qualidade de vida da população de Santa Inês, prejudicando áreas prioritárias como saúde e infraestrutura.

HISTÓRICO E SIGNIFICADO DA OPERAÇÃO

O nome “Tríade” faz referência às organizações criminosas chinesas historicamente envolvidas em fraudes, lavagem de dinheiro e crimes de colarinho branco. No caso de Santa Inês, a operação desvendou um esquema que utilizava métodos semelhantes para desviar recursos públicos.

Se condenado, Felipe dos Pneus pode enfrentar até 50 anos de prisão, considerando as penas máximas dos crimes apontados. Além disso, ele está sujeito a sanções administrativas, como perda do mandato. A defesa do prefeito e dos demais acusados não se manifestou até o momento.

Compartilhe

Leia mais

Débora batom

PERDEU, DÉBORA

Supremo Tribunal Federal condena Débora “do batom”
Débora batom

PERDEU, DÉBORA

Supremo Tribunal Federal condena Débora “do batom”

Havan cancelamento

CANCELAMENTO

Havan sofre boicote por patrocinar atleta trans
Havan cancelamento

CANCELAMENTO

Havan sofre boicote por patrocinar atleta trans

iRACEMA COMEMORAÇÃO

COMEMORAÇÃO

Iracema Vale prestigia selo dos 40 anos da redemocratização
iRACEMA COMEMORAÇÃO

COMEMORAÇÃO

Iracema Vale prestigia selo dos 40 anos da redemocratização

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.