MANDADO DE SEGURANÇA

Prefeito de Raposa torna-se alvo de pedido de prisão e multa

Compartilhe
Prefeito Raposa
Vereador Beka Rodrigues (PCdoB) acionou justiça pedindo prisão do prefeito Eudes Barros por descumprir decisão sobre informações públicas.

RAPOSA, 20 de fevereiro de 2024 – O vereador Beka Rodrigues (PCdoB) acionou a justiça para requerer a prisão do prefeito de Raposa, Eudes Barros, sob a acusação de crime de desobediência, passível de uma pena que varia de 15 dias a seis meses de detenção.

A contenda entre o vereador e o prefeito iniciou em agosto do ano passado, quando Beka Rodrigues solicitou ao chefe do executivo acesso às informações referentes à aplicação de verbas em contratações de servidores públicos temporários.

Além disso, buscava esclarecimentos sobre a legislação municipal que autorizava tais contratações, detalhes sobre cargos e o acesso ao nome de todos os servidores comissionados, incluindo data de admissão, cargo, lotação e legislação embasadora dos atos.

O impasse agravou-se quando o prefeito Eudes Barros não atendeu ao pedido do vereador. Diante dessa recusa, Beka Rodrigues recorreu à Justiça e obteve uma decisão favorável da juíza Rafaella de Oliveira Saif Rodrigues, titular da comarca de Raposa, datada de 3 de novembro do ano passado.

A magistrada determinou que as informações fossem enviadas em cinco dias, sob pena de multa diária de R$ 500.

Mesmo assim, a decisão judicial não foi cumprida pelo prefeito Eudes Barros. Diante dessa resistência, o vereador impetrou um mandado de segurança na última sexta (16), solicitando não apenas a prisão do prefeito por desobediência, mas também uma multa diária no valor de R$ 30 mil.

Na ação, Beka Rodrigues argumenta que, diante do claro desrespeito à decisão judicial, medidas coercitivas mais severas são necessárias para garantir o efetivo cumprimento da ordem, considerando que todas as opções tradicionais, como imposição de multas, já foram esgotadas.

Compartilhe

Leia mais

Crack Drogas

DROGAS

Álcool leva 85% dos dependentes ao crack no Maranhão
Crack Drogas

DROGAS

Álcool leva 85% dos dependentes ao crack no Maranhão

Deputado Direita

DIREITA

Deputado critica organização de manifestação em São Luís
Deputado Direita

DIREITA

Deputado critica organização de manifestação em São Luís

TCU Respiradores

IRREGULARIDADES

TCU julgará compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste
TCU Respiradores

IRREGULARIDADES

TCU julgará compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.