ELEIÇÕES

Possível revés do STF pode impactar PCdoB na Assembleia

Compartilhe
PGR STF
Procuradoria-Geral da República emitiu parecer favorável à anulação da reeleição para presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão.

MARANHÃO, 10 de abril de 2024 – O parecer favorável à anulação da reeleição da deputada Iracema Vale para a presidência da Alema, emitido pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, pode trazer consequências desfavoráveis ao PCdoB.

O caso, que será julgado pelo Supremo Tribunal Federal, envolve questionamentos sobre o Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Maranhão.

A ação direta de inconstitucionalidade proposta pela Procuradoria-Geral da República contesta o art. 7o do Regimento Interno da Assembleia, alterado pela Resolução Legislativa n. 1.174/2023, que trata da sessão preparatória para a eleição da mesa diretora no segundo biênio da legislatura.

Iracema Vale foi reeleita para presidir a Assembleia no biênio 2025-2027, porém, a validade desse processo está sob análise do STF, com o ministro Luiz Fux como relator.

Uma eventual decisão de anulação da reeleição pode afetar os interesses do PCdoB, que assegurou a manutenção da 1ª vice-presidência da Casa em acordo que envolveu a antecipação da eleição da Mesa.

No entanto, se uma nova eleição for determinada, Iracema Vale mantém alto prestígio entre os colegas, o que sugere sua recondução ao cargo.

Assim, o PCdoB enfrentaria o risco de perder a única cadeira que possui na Mesa Diretora da Assembleia.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest


0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x