
ESTREITO, 30 de janeiro de 2025 – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anunciou que a estrutura remanescente da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, localizada na BR-226, entre os estados do Maranhão e Tocantins, deve ser implodida em breve.
A ação é essencial para viabilizar a reconstrução da ponte, cuja obra foi contratada pelo governo federal por R$ 172 milhões, com previsão de conclusão até o final de 2025. O consórcio Penedo-Neópolis foi selecionado por contrato emergencial, sem licitação.
O colapso da estrutura ocorreu em 22 de dezembro de 2024, enquanto dez veículos atravessavam a ponte. Dezoito pessoas caíram no rio, resultando em 14 mortes e três desaparecimentos; apenas uma pessoa sobreviveu.
No acidente, o desabamento do vão central da ponte derrubou pelo menos dez veículos, entre eles três caminhões que transportavam cerca de 25 mil litros de agrotóxicos e 76 toneladas de ácido sulfúrico. Um carro permaneceu preso na estrutura por quase um mês até ser removido.
A implosão será realizada com técnicas de fogo controlado e uso de explosivos, uma vez que o local apresenta acesso difícil para maquinários pesados.
O Dnit informou que está em fase de planejamento logístico e deverá confirmar a data exata da operação. A população local será devidamente informada, e medidas de segurança serão adotadas para impedir o trânsito de pessoas e veículos na área.
Atualmente, estão em andamento trabalhos de pré-furação da estrutura e monitoramento para garantir a segurança das atividades. Além disso, estão sendo preparados acessos para a retirada do material após a implosão.
Reportagem publicada pela Folha revelou que o Brasil tem 727 pontes federais sob responsabilidade do Dnit classificadas como críticas ou em condição ruim, sendo 130 delas na pior situação possível.