SÃO LUÍS, 23 de julho de 2024 – A Polícia Civil do Maranhão, por meio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), prendeu dois suspeitos de participarem do roubo à residência do vereador Edson Gaguinho (PP), em São Luís.
A operação foi conduzida pelo Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO/SEIC). Na madrugada de segunda (22), um grupo criminoso invadiu a residência do vereador no bairro Vila Riod, utilizando violência e ameaças com arma de fogo. Os criminosos subtraíram diversos pertences.
Em menos de 24 horas, a Polícia Civil identificou e prendeu um dos suspeitos na região do bairro Vila Embratel. Na residência do suspeito, foram encontrados alguns objetos roubados.
A namorada do investigado também foi presa, pois estava em posse de um objeto subtraído da residência da vítima. O primeiro suspeito foi preso pelo crime de roubo majorado e será encaminhado ao centro de detenção da capital, ficando à disposição da justiça.
A mulher foi autuada pelo crime de receptação e responderá em liberdade após o pagamento de fiança.
ESCÂNDALO ANTERIOR
O vereador Edson Gaguinho ficou famoso em 2023 por manter animais silvestres em cativeiro, resultando em acusações de crimes ambientais. Na época, a Polícia Civil encontrou dois veados e uma arara em sua residência no bairro Riod, além de munições de armas de fogo.
Os animais foram entregues ao IBAMA, e Gaguinho prestou depoimento.
A situação de Gaguinho se complicou no contexto de uma investigação maior, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão (MPMA).
Durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão na casa do vereador, os animais foram encontrados. Além de Gaguinho, a operação teve como alvos os vereadores Francisco Chaguinhas, Aldir Júnior e Umbelino Júnior, e os ex-vereadores Ivaldo Rodrigues e Silvino Abreu.