GOLPE MISERÁVEL

PF combate fraude que usava idosos para roubar INSS

Compartilhe
PF INSS
Operação no Maranhão investiga grupo que aliciava pessoas vulneráveis para obter benefícios com documentos falsos, causando prejuízo de R$ 1,45 milhão no INSS.

MARANHÃO, 11 de dezembro de 2025 – A Polícia Federal deflagrou uma operação contra uma fraude milionária no INSS na manhã desta quinta (11) em São Luís, no Maranhão.

A ação, batizada de “Amparo Forjado”, prendeu investigados e cumpriu um mandado de busca e apreensão para combater um esquema criminoso contra o sistema previdenciário. Os agentes também obtiveram autorização para quebrar os sigilos bancário e fiscal dos suspeitos.

As investigações começaram em abril de 2024 e identificaram um grupo especializado em aliciar idosos em situação de vulnerabilidade.

Os criminosos recrutavam até pessoas em situação de rua para se passarem por beneficiários legítimos do INSS. Em seguida, o grupo confeccionava documentos de identificação falsos com as fotos dos idosos aliciados para a fraude.

Essa falsificação permitia que os integrantes do esquema enganassem agências bancárias e realizassem saques indevidos dos benefícios assistenciais.

A Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP) calculou o prejuízo inicial causado pela fraude. Conforme os cálculos, sete benefícios identificados geraram uma perda estimada em R$ 1,45 milhão aos cofres públicos.

O valor do prejuízo, no entanto, pode aumentar significativamente após a conclusão das auditorias.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x