
MARANHÃO, 11 de dezembro de 2025 – A Polícia Federal deflagrou uma operação contra uma fraude milionária no INSS na manhã desta quinta (11) em São Luís, no Maranhão.
A ação, batizada de “Amparo Forjado”, prendeu investigados e cumpriu um mandado de busca e apreensão para combater um esquema criminoso contra o sistema previdenciário. Os agentes também obtiveram autorização para quebrar os sigilos bancário e fiscal dos suspeitos.
As investigações começaram em abril de 2024 e identificaram um grupo especializado em aliciar idosos em situação de vulnerabilidade.
Os criminosos recrutavam até pessoas em situação de rua para se passarem por beneficiários legítimos do INSS. Em seguida, o grupo confeccionava documentos de identificação falsos com as fotos dos idosos aliciados para a fraude.
Essa falsificação permitia que os integrantes do esquema enganassem agências bancárias e realizassem saques indevidos dos benefícios assistenciais.
A Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP) calculou o prejuízo inicial causado pela fraude. Conforme os cálculos, sete benefícios identificados geraram uma perda estimada em R$ 1,45 milhão aos cofres públicos.
O valor do prejuízo, no entanto, pode aumentar significativamente após a conclusão das auditorias.







